Notícias

Saiba quais são as várias causas de dor nas pernas

13/01/2018

As dores nas pernas ocorrem devido ao uso excessivo ou a lesões menores e o seu desconforto geralmente desaparece em pouco tempo. Mas, em muitos casos, algum problema pode estar impedindo sua melhora. De acordo com a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, o diagnóstico preciso deve ser realizado por médico especialista, pois há causas que são somente diagnosticadas com exames específicos. Conheça algumas delas:
 

Principais problemas:

Cãibras – Uma das principais causas da dor nas pernas é a cãibra muscular ou o espasmo, que geralmente desencadeia dor súbita e aguda à medida que os músculos das pernas se contraem e podem formar um nódulo visível e duro sob a pele. A fadiga e a desidratação muscular podem levar a cãibras nas pernas, bem como certos medicamentos, incluindo diuréticos e estatinas.

Lesões – A dor nas pernas também é frequentemente um sinal de lesão, que pode ser tensão muscular, uma lesão comum que acontece quando as fibras musculares se rompem como resultado do excesso de exercício. Outra lesão comum é tendinite (inflamação de um tendão). Também pode ocorrer a bursite do joelho, quando há uma inflamação no joelho. 

Flebite- Pernas inchadas, doloridas, avermelhadas e aquecidas podem ser sinal de flebite (também conhecida como tromboflebite), inflamação na parede das veias, que ficam endurecidas devido à coagulação do sangue. É causada normalmente pelo fluxo do sangue mais lento, um dano local e mudanças na composição do sangue.

Tendão de Aquiles- Se o tendão de Aquiles se rompe, a pessoa pode sentir um estalido ou pressão, seguido de uma dor aguda na parte traseira do tornozelo e da perna. A  melhor opção para reparar uma ruptura do tendão de Aquiles, mas para muitas pessoas o tratamento não cirúrgico funciona bem.

Dor ciática- Uma das dores mais comuns é ciática, que irradia ao longo do caminho do nervo ciático. Normalmente, afeta apenas um lado do corpo e ocorre com mais frequência quando há uma hérnia de disco, esporão ósseo na coluna vertebral ou estreitamento da coluna vertebral (estenose espinhal), o que comprime parte do nervo. A maioria dos casos resolve com tratamentos não-operatórios em algumas semanas. 

Veias varicosas- As veias alargadas e nodosas, chamadas de varicosas, podem causar dor e desconforto. As varizes também podem indicar um maior risco de outros problemas circulatórios. O tratamento pode envolver medidas ou procedimentos médicos para fechar ou remover veias.

Aterosclerose- O estreitamento e endurecimento das artérias devido ao acúmulo de gordura e colesterol é outra condição que leva à dor. Se os tecidos na perna não recebem oxigênio suficiente, isso pode resultar em dor nas pernas, particularmente nas panturrilhas.

Trombose venosa profunda (TVP) – Ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma veia. As TVPs geralmente se formam na perna após longos períodos de repouso na cama, causando dor, inchaço e cãibras.

Artrite- O que causa muita dor também é a artrite, que pode provocar inchaço, dor e vermelhidão, em função da inflamação das articulações. A gota é uma forma de artrite que pode ocorrer quando muito ácido úrico se acumula no corpo.

Hérnia de disco- A hérnia de disco pode doer muito, pois comprime nervos na coluna vertebral, o que pode desencadear a dor que viaja da coluna para os braços e pernas.

 

Medidas de prevenção:

• Procure sempre alongar-se antes de exercitar o corpo, para evitar dor nas pernas devido à atividade física. Também é útil comer alimentos ricos em potássio, como banana e frango, para ajudar a prevenir lesões nos músculos das pernas e nos tendões.
• Faça pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, cinco dias por semana.
• Mantenha um peso saudável.
• Evite fumar.
• Monitore seu colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial e tome medidas para mantê-los sob controle.