Destinos no Exterior

O charme do inverno britânico

13/01/2018

Enquanto nos trópicos o sol e o calor predominam, no Hemisfério Norte é época de muito frio e neve, um espetáculo da natureza que encanta os olhos e embeleza a paisagem. Houve um tempo em que o inverno era tão intenso na Grã-Bretanha que até o rio Tâmisa ficava congelado. Mas nas últimas décadas a temperatura ficou mais amena e a neve passou a ser ansiosamente aguardada por muitos. Conheça 10 lugares da Grã-Bretanha que ficam deslumbrantes quando os flocos de neve começam a cair:
 

Inglaterra
Londres –
A capital inglesa não tem uma paisagem nevada selvagem, mas há algo de especial em ver a cidade se transformar quando a neve cai. Tudo fica mais calmo e silencioso, e aos poucos as pessoas entram no clima e começam a deixar rastros de bonecos de neve no caminho para o trabalho. Os melhores se concentram nos parques da cidade – dos mais centrais, como St James Park, aos mais afastados, como Hampstead Heath e Richmond Park.


Parque Lake District – O Distrito dos Lagos em Cumbria é sempre uma boa opção para quem gosta de caminhar e admirar belas paisagens. Quando cai, a neve vem em pouca quantidade, mas não se deixe enganar pelo céu limpo e dias ensolarados: de uma hora para outra as temperaturas podem cair drasticamente.

Box Hill, Surrey – Trenós e tobogãs são itens obrigatórios para quem visita Box Hill, uma sequência de colinas que se estende de Farnham até as famosas White Cliffs de Dover. Como a região costuma ter acúmulos de neve, guerras de bolinhas são inevitáveis.

Oxford & Cambridge – As belas construções históricas de Oxford e Cambridge ficam cobertas de neve nesta época.
 

País de Gales

Parque Brecon Beacons – É uma das regiões mais belas do País de Gales e  está a curta distância da capital, Cardiff. Quem estiver de carro ou em excursão poderá fazer um ótimo proveito deste parque nacional, que é cercado por vilarejos adoráveis, e aproveitar para uma visita a destilaria Penderyn, famosa por seu puro malte produzido com as águas da montanha. 


Parque Snowdonia
– Em inglês arcaico 'Snowdon' significa colina de neve, então já é de se esperar que a segunda montanha mais alta do Reino Unido fique branquinha durante o inverno. E o visual de todo o Parque Nacional do norte de Gales nesta época do ano, quando a paisagem de Snowdonia é marcada pelos picos encrespados e atmosfera selvagem, é realmente deslumbrante.

Escócia
Glencoe
– A paisagem está presente em um dos filmes de James Bond, 'Operação Skyfall'. Este é provavelmente um dos pontos turísticos mais famosos das Terras Altas. Durante o inverno o lugar parece até uma pintura! E não é só a beleza que atrai os visitantes até o vale de Glencoe – a região foi palco de um dos maiores massacres da história do país, em 1692.  


Ben Nevis-
É a montanha mais alta do Reino Unido e sempre fica coberta de neve no inverno, entre dezembro e fevereiro. Quem contratar uma excursão pelas Highlands, certamente passará por ali, onde funciona uma das estações de esqui mais famosas do país, inclusive com sistema de teleférico.

Cairngorm- Além de uma bela paisagem, a Cordilheira Cairngorm, nas Terras Altas, conta com o resort de esqui mais bem equipado da Escócia. São três estações: Cairngorm, The Lecht  e Glenshee, onde o acúmulo de neve costuma ser mais que suficiente para mantê-las funcionando no inverno. Outra opção de passeio é apreciar as montanhas vistas da estrada, no caminho entre Inverness e Edimburgo.

Rannoch Moor – Nas estradas cênicas das Terras Altas há sempre uma bela paisagem aguardando o visitante. Rannoch Moor é um destes lugares, onde a incidência de neve deixa tudo branquinho, branquinho…