Santos

Febre Amarela: Campanha de vacinação é novamente antecipada

18/01/2018

A campanha de vacinação contra a febre amarela, voltada a toda população santista, foi reprogramada pela Secretaria de Estado da Saúde para quinta-feira (25), e seguirá até 17 de fevereiro em 22 postos das cinco regiões da Cidade, atendendo das 9h às 16h.

Também serão promovidos dois Dias D, em 3 e 17 de fevereiro. Nesses dias (sábados), as 22 unidades estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para vacinar os munícipes. Em cada dia atuarão 378 profissionais de saúde.

O novo calendário estabelecido pelo governo estadual amplia o período de duração de campanha para 24 dias, que será realizada com dose fracionada da vacina, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O frasco convencionalmente utilizado na rede pública poderá ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado assim 0,1 ml da vacina. Estudos evidenciam que a fracionada tem eficácia comprovada de pelo menos oito anos. As carteiras de vacinação terão selo especial para informar que a dose aplicada foi a fracionada.

A vacina aplicada até o momento (dose padrão) tem validade para a vida toda, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).