Baixada Santista

Programação especial marca aniversário de Praia Grande nesta sexta-feira (19)

19/01/2018

Praia Grande comemora em grande estilo o aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (19), a partir das 8 horas. Uma série de eventos ocorrerá ao longo de todo o dia. Ao longo dos últimos dias, inaugurações de equipamentos municipais, inclusive de três novas escolas, abriram as festividades. 

 

A sexta-feira começa com o Tributo aos Emancipadores. Na sequência é a vez da 1ª Caminhada dos Emancipadores. No início da noite ocorre a entrega da reurbanização da Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte. O local, que foi reestruturado e ganhou um deck, painéis e obra de arte, deve se transformar em novo ponto turístico da Cidade.

 

Ainda como parte da entrega da reurbanização da Praça Duque de Caxias, o espetáculo ‘Mare Nostrum, Praia Grande 51 anos’ promete emocionar o público contando de uma forma toda especial a história de Praia Grande.

 

Música de qualidade encerra as atividades da sexta-feira no Kartódromo Municipal. Os shows da dupla Zé Neto e Cristiano e do Dennis DJ, que fazem parte do projeto Estação Verão Show, vão agitar munícipes e turista.

 

Confira a programação completa e os horários dos eventos que serão realizados no aniversário de Praia Grande nesta sexta-feira:

Tributo aos Emancipadores
Horário: 8 horas
Local: Praça dos Emancipadores – Bairro Boqueirão

 

1ª Caminhada dos Emancipadores
Horário: 8h30
Local: Praça dos Emancipadores – Bairro Boqueirão (saída)
Fortaleza de Itaipu – Bairro Canto do Forte (chegada)

 

Solenidade Cívica, Reurbanização da Praça Duque de Caixas e apresentação do espetáculo ‘Mare Nostrum – Praia Grande 51 anos’ 
Horário: 18 horas
Local: Praça Duque de Caxias – Bairro Canto do Forte

 

Shows Zé Neto e Cristiano e DJ Dennis
Horário: 21 horas
Local: Kartódromo Municipal – Bairro Sítio do Campo.

 

Encenação conta a história do Município em nove atos

Contada em diversas linguagens artísticas, a história de Praia Grande será retratada através de um espetáculo a céu aberto nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte.

Contada em nove quadros, a Encenação fala sobre a história da Cidade, desde a chegada de José de Anchieta, a catequização dos índios, a separação de São Vicente, passando pela grande transformação realizada na década de 90 até os dias atuais, destacando o desenvolvimento da Cidade.

Dirigida pelo secretário adjunto de Cultura, Renato Paes, a história se passa em uma casa, onde um menino encontra dentro de um baú, muitas fotografias antigas. O pai do garoto passa a contar a história de Praia Grande ao filho através das fotografias, fazendo uma menção à importância da história oral na formação da identidade de uma cidade.

Com uma hora de duração, o espetáculo tem a participação de 200 pessoas, desde atores amadores até a equipe técnica. A encenação está sendo feita em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seas), Saúde (Sesap) e Educação (Seduc).