Destinos no Exterior

O longo Carnaval do Uruguai

20/01/2018

O Uruguai tem o carnaval mais longo do mundo, começa nesta quinta-feira (25), com desfile de carros alegóricos na Avenida 18 de Julio, e segue até meados de março. É uma das tradições mais antigas e populares da cultura uruguaia. Durante aproximadamente 40 dias, milhares de pessoas vão às ruas ou casa de espetáculos para acompanhar as diversas atrações, que se exibem em todo país, e são marcadas pela mistura das culturas africana e europeia.

Além da capital, Montevidéu, todas as cidades do interior do país têm seus desfiles inaugurais. Algumas delas sofrem influência de outros países como Rivera, Artígas e Melo, localidades fronteiriças ao Brasil, que adotam diversos elementos do nosso carnaval.

Os desfiles das "Llamadas", com forte influência da cultura africana, sob o som do Candombe, este ano acontecem dias 8 e 9 de fevereiro. São mais de 2.500 instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo. O visitante também poderá desfrutar da Murga, ritmo de origem espanhola que mistura teatro, paródia, humor e melodia. Nas noites de fevereiro os conjuntos percorrem palcos de bairros – tablados montados nas ruas durante o período de carnaval.