Notícias

A lei é para todos?

20/01/2018

O julgamento do ex-presidente Lula pelo TRF-4, marcado para o próximo dia 24, é aguardado com muita expectativa em todo o país, haja vista que deverá ter desdobramentos e importância decisiva no processo eleitoral deste ano. Condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 9,6 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, uma eventual confirmação da sentença tira Lula da campanha para presidente.

A maior ironia é que a Lei da Ficha Limpa foi sancionada pelo próprio Lula enquanto presidente. Agora o PT, diante da possibilidade de condenação de seu líder, a questiona.

O objetivo da lei, que nasceu de uma iniciativa popular, era tirar malandros e corruptos do processo eleitoral. E o Partido dos Trabalhadores, infelizmente, se atolou na lama da corrupção, a exemplo de outros partidos.

As evidências de que Lula comandou o maior esquema de corrupção que se tem notícia na história da humanidade são gigantescas. Vários delatores, inclusive o amigo e ex-todo poderoso ministro da Fazenda, Antônio Palocci, confirmam a participação de Lula. A situação do ex-presidente é muito difícil e apenas os fanáticos ou ingênuos podem acreditar que ele esteja sendo vítima de uma conspiração.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), chegou a afirmar durante a semana que "para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí vai ter que matar".

Mais que desequilíbrio emocional, as afirmações da presidente do PT revelam uma dirigente desesperada e também a impressão de que o PT se sente acima da lei. Diante da repercussão negativa, Gleisi disse que apenas usou uma forma de expressão, mas o estrago estava feito.

Dois dias depois, o próprio ex-presidente afirmou que não mais será o Lulinha paz e amor. "Eu dei amor para cacete e só tomei porrada". Lula está enganado. Quem tomou "porrada" foram milhões de brasileiros, lançados ao desemprego por conta da irresponsabilidade petista.

O fato é que a partir do dia 24 saberemos se a Lei no Brasil vale para todos, os se alguns estão acima dela.