Beleza

Cultive a sua barba!

26/01/2018

Cheia, arredondada, cerrada, falhada… Não importa como é a sua barba. Cultivá-la é preciso! Desde que a ditadura dos ‘caras lisas’ foi derrubada alguns anos atrás, as barbas, em seus mais diversos estilos e formatos, reinam absolutas por aí. E acredite: até os homens não são tão favorecidos com os sonhados pelos fartos, podem ser beneficiados, se adotarem uma rotina de cuidados e tiverem, acima de tudo, paciência! Quem garante é o proprietário da Barbearia Caravela, no Shopping Parque Balneário, Thiago Carvalho. Confira algumas dicas do especialista:

 

Paciência é a chave do sucesso!

Quem quer entrar para o time dos barbudos, não tem outra escolha senão esperar. “Por conta da moda, mais homens estão cultivando a barba. Mas a primeira dica é ter paciência para deixá-la crescer, pois demanda mais manutenção do que os cabelos. Em média, entre 10 a 20 dias, você deve retornar à barbearia”, explica Thiago.  

Barbeiro amigo!


O barbeiro é mais do que um profissional, é um amigo! É ele quem, com olhar clínico, indica o estilo de barba ideal para você. “O barbeiro faz um trabalho de visagismo, adaptando o que o cliente quer à realidade dele e observando a textura da barba e o tipo de cabelo. Às vezes, a pessoa quer um bigode ao estilo ‘Moustache’, mas vai ter a personalidade de usar as pontinhas viradas?”, questiona o especialista. 

Na barbearia, as sessões levam cerca de 30 minutos, entre esculpimento dos fios rebeldes, toalha quente, definição do estilo e finalização. Sem esquecer a cerveja gelada no fim do atendimento. “Costumamos falar que a barbearia é o estacionamento de maridos”, brinca.  

Somos todos lenhadores?
Existem alguns modelos clássicos de barbas, mas o estilo lenhador é o que tem feito a cabeça dos rapazes. “A barba Lenhador é, sem dúvidas, a mais pedida. Mas nem sempre ela é a mais adequada para todos os rostos. Quem tem o rosto mais cheio, por exemplo, deve trabalhar com linhas retas para não arredondar ainda mais”, alerta o profissional.

 

Higiene, por favor!


Se você optou por deixar a barba crescer, tenha em mente que mantê-la bonita dá trabalho! Limpeza e hidratação são importantes em todas as fases do crescimento. “A dica é lavar, ao menos uma vez por dia, com xampu de bebê, que não vai causar alergias. Além disso, usar produtos indicados para a barba é fundamental para que os pelos fiquem alinhados e macios. Já existem balms, ceras e óleos específicos e de uso diário. Não esqueça de pentear os fios com pente de madeira ou carbono, que ajuda a mantê-los no lugar”, diz Thiago.

Santo remédio!
A boa notícia para os homens que têm poucos pelos ou barba falhada é que já existe solução para o problema! O santo remédio, vendido em spray nas farmácias de manipulação, é o Minoxidil 7%. “Há casos de evolução de 40 a 50%. Basta passar duas vezes por dia na falha, de dois a três meses”, indica o profissional. 

Serviço:
Barbearia Caravela
– Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549, loja 12 A – 2º Piso, Gonzaga). Tel.: 3302-1754 e 99148-2478. 

Modelo – Juan Azevedo