Notícias

Tenha uma casa Slow

26/01/2018

Você já ouviu falar no conceito Slow Living? É uma verdadeira filosofia de vida cuja essência é muito parecida com a do movimento  Slow Food, que tem o objetivo de criar um estilo de vida com alimentação mais natural. Na decoração, a ideia de simplicidade e equilíbrio está aliada ao desejo de ter uma casa também mais sustentável. Qualidade de vida é prioridade no Slow Living! Se adotar novos hábitos, sem perder o estilo, está na sua lista de tarefas para este ano, confira algumas dicas para mudar deixar a sua casa mais Slow…

 

Meio ambiente é a chave
Palavra de ordem no conceito Slow Living é sustentabilidade.  Sendo assim, uma 'casa consciente' é aquela que respeita o meio ambiente. Na decoração, a pedida é apostar em materiais naturais, que oferecem aconchego, como a madeira e o algodão. Plantas também são muito bem-vindas, para deixar os cômodos mais agradáveis e trazer um pouco da natureza para dentro de casa. E que tal apostar em energias alternativas, como a solar, ou captar água da chuva para o vaso sanitário ou a lavagem do carro?

Iluminação que renova
Criar ambientes saudáveis, segundo a filosofia Slow, é apostar na chamada eficiência energética. Ou seja: priorizar a iluminação natural, potencializar os interiores brancos e, na medida do possível, aproveitar a ventilação cruzada e a radiação solar, para conseguir calefação e refrigeração naturais.

Hall é importante
De acordo com a filosofia slow, a entrada de uma casa é fundamenta, pois é o primeiro que vemos e que vem depois de passar os limites de nossa casa. Por menor que seja deve ter, no mínimo, um lugar para pendurar roupas (um armário, cabideiro ou ganchos na parede), lugar para colocar as chaves (uma bandeja em um aparador, uma prateleira ou uma caixa de chaves) e, se houver espaço, um banco para deixar bolsas ou sapatos depois do trabalho.

Feito à mão
No Slow Living, compor a decoração com trabalhos artesanais faz toda a diferença! Garimpadas ou relíquias de família, essas peças são capazes de dar um toque de personalidade aos ambientes, além de serem exclusivas. Que tal tirar do armário aquele vaso esquecido que fez parte da casa da sua avó ou resgatar aquela garrafa bico de jaca e fazer um delicioso licor para servir aos amigos?