Simplesmente Vinho

Dicas de harmonização com vinhos rosé

26/01/2018

Enoleitores,
Aproveitando o verão para nos refrescar com vinhos, semana passada passei algumas dicas sobre os roses e o modo de vinificação destes: os de prensa, muito usado na Provence (França), que são secos, mais claros e leves; e os de sangria, com um rosado mais intenso e levemente encorpados.

Aos que tiverem interesse em ler, é só acessar no site deste jornal, a coluna Simplesmente Vinho e a matéria O Refrescante Vinho Rosé.

O rosé é o intermediário entre os brancos e tintos. Costuma ter menos frescor que os brancos e menos adstringência do que os tintos. É refrescante no calor e, já que procuramos equilibrar as sensações, podem ser servidos com diversas comidas que combinam com os brancos encorpados, principalmente se o prato tiver molho de tomate. 

Por exemplo: uma pescada cambucu grelhada ou ao forno com legumes e batatas vai bem com um branco que passa por madeira, por este peixe ter uma carne mais gorda que a pescada amarela ou linguado. Mas se este mesmo peixe for ensopado ou em moqueca, o rosado vai melhor, principalmente o de sangria, por ter mais corpo.

Salmão e atum também combinam muito bem com os roses, preferencialmente os de sangria, pois a untuosidade da carne exige mais corpo. O sashimi ou sushi de salmão também casam bem com os Provence. Por serem servidos crus e sem molhos muito elaborados, a boa acidez do vinho (frescor) vai bem com a untuosidade do peixe. Também incluo aqui os salmão grelhados.

A culinária típica da Provence combina bem com os vinhos da mesma região. Pratos como o bouillabesse (típica sopa de peixes e frutos do mar), a torta de cebola, a pissiladière (tortinha de tomates cereja e aliche), frutos do mar à provençal e brandade de bacalhau, entre outras tantas delícias.

O bacalhau grelhado ou ao forno podem muito bem combinar com os roses de sangria.

As carnes suínas, principalmente as brancas (como o filé mignon e o lombo) costumam dar boas harmonizações.

As pizzas também combinam bem com os roses. Dentre tantas, destaco as de atum, champinhon ao molho rosé, caprese e a marguerita.

Carne de caranguejo, lulas grelhadas ou ensopadas, polvo grelhado, mariscos e tagliarine ao vongole sempre casam bem. Legumes grelhados (como berinjela, abobrinhas e pimentão) podem acompanhar bem este tipo de bebida.

As aves assadas ou grelhadas (como o galeto, frango e codorna) podem ser servidos com este vinho. As carnes de vitela costumam se complementar com os rosés.

Espero que tenha conseguido compartilhar com vocês a diversidade de alimentação que pode se tornar mais prazerosa, principalmente nesta época de calor, se acompanhadas de um bom vinho rosado.
Enoabraços e uma ótima semana a todos !