Notícias

Ideias para ampliar ambientes pequenos

03/02/2018

Quem tem apartamento pequeno sabe o desafio que é planejar uma decoração bonita e, acima de tudo, funcional. A boa notícia é que, segundo os especialistas, o tamanho do ambiente não limita o quanto ele pode ser aconchegante. Por esse motivo, ter o auxílio de um profissional é importante. De acordo com o arquiteto Thiago Papadopoli, a tendência é de morarmos em espaços cada vez menores e isso envolve praticidade.


Embora exista limitação de espaço, é possível deixar tudo organizado e bem estruturado. Por exemplo, a forma de dividir um ambiente do outro. “Podemos realizar essa divisão sem levantar paredes, apenas com os próprios móveis, criando um  ambiente integrado”, explica o arquiteto.

Outra possibilidade para os apartamentos pequenos é o uso dos espelhos, que trazem a sensação de amplitude. Mobiliários sob medida ajudam a valorizar os espaços. “Alguns se escondem e se revelam conforme a necessidade, como é o caso desse home office que também é uma estante”, diz Thiago.


Trabalhar com as cores é outra dica para locais pequenos. “Cores fortes ou escuras podem ser aplicadas em objetos, quadros, gravuras, almofadas. Nestes casos, use cores claras nas paredes. Porém, diferentemente do que todos acreditam, podemos usar as cores escuras nas paredes, por exemplo, em uma parede só e o restante em um tom menor, que irá aumentar o ambiente”.


Ainda que os espaços sejam pequenos, podem ser otimizados com uma boa disposição dos móveis e decoração. Cada cômodo da casa deve ser pensado conforme a necessidade e gosto do morador. “Estes desejos não são utópicos quando bem projetados”, conclui o arquiteto.