Comportamento

Carnaval: como curtir a folia com as crianças?

07/02/2018

O Carnaval também é uma ótima oportunidade de aprendizado para os pequenos, além, é claro, de uma temporada de muita diversão. A pedagoga Susanna Artonov, coordenadora do curso de Pedagogia da Unimonte, recomenda que os pais criem atividades lúdicas nos dias de folia. 

“Pode ser, por exemplo, a confecção da fantasia ou de máscara, para curtir o Carnaval. O importante é aproveitar o período para passar um tempo com as crianças e brincar dentro e fora do salão”, explica. Contar histórias sobre os antigos carnavais dos pais e dos avós, mostrando fotos, é bastante interessante também para a criança. 

Para garantir a alegria da família, é importante respeitar os limites dos pequenos no Carnaval, já que é um período de muito calor. “Opte sempre por roupas bem arejadas e de cores claras, não descuide da hidratação e, se a criança der sinais de cansaço, é hora de ir para a casa”. 

As matinês são os bailes mais adequados para as crianças brincarem o Carnaval. “Já são preparadas para eles. Em geral, evitam músicas com teor erótico e inadequadas”. 

Se for à praia ou piscina, dê preferência aos horários em que o sol está mais fraco, de manhã cedo ou no final da tarde. Passe o protetor solar e repasse quando for necessário, ofereça água e lanches leves, não se esqueça do guarda-sol e de ficar de olho na criança, em todos os momentos.

Se seu filho não gosta da folia, não tem problema. Há sempre outras opções de passeio nas cidades, como parques, ciclovias e cinema, entre outras atividades. “Você pode até incentivá-lo a começar a ler um livro ou uma revista em quadrinhos. Todas essas atividades são garantia de diversão e de aprendizado”, diz Susanna.