Notícias

Dicas para decorar o quarto do bebê

10/02/2018

Essa semana, a cantora Ivete Sangalo revelou em suas redes sociais o berço do quarto destinado às gêmeas que está esperando! Ao comemorar a chegada do móvel, mostrou que até mesmo os famosos passam pelas ansiedades e dúvidas na decoração deste ambiente especial. Para descomplicar esse planejamento, a arquiteta Nadja Bonan, da Oficina 11.11, dá dicas valiosas sobre como decorar o quarto do bebê.

 

Estilo e iluminação
As infinitas opções de móveis do mercado podem gerar dúvidas, portanto, é importante pesquisar referências de acordo com os gostos pessoais e as tendências. Definido um estilo e os tons que serão a base da paleta de cores, fica mais simples nortear as escolhas. “As composições de quadros, nichos, prateleiras, luminárias e esculturas em paredes tornam o ambiente bem descontraído”, indica Nadia. 
A luz do quarto não pode ser muito forte. “É importante utilizar o dimmer para diminuir ou aumentar a intensidade da luz para não incomodar o bebê”.

 

Cores são fundamentais
Ao escolher as cores do quarto da criança, avalie o significado e a influência delas. “Caso opte por uma cor cheia de energia, como laranja ou amarelo, procure combiná-la com cores neutras como o cinza. Para criar ambientes tranquilos, aposte no azul claro, verde, lilás e branco. Mas nada impede a criação de um quartinho todo colorido, desde que haja harmonia!, explica.

 

Facilite a circulação
“Para decorar um quarto de bebê com praticidade, a primeira coisa que devemos levar em consideração é ter tudo a mão e facilitar ao máximo a circulação”, explica Nadja. Encoste a cômoda em paredes, longe das janelas. Assim, o espaço acima pode ser aproveitado com barras, prateleiras, nichos para porta-fraldas e porta-objetos funcionais.

“Para posicionar o berço, o ideal é evitar deixá-lo entre a porta e a janela”, enfatiza a arquiteta. Como nem todo ambiente comporta uma cama e poltrona de amamentação, opte pela primeira, que será utilizada pela criança quando crescer, evitando grandes trocas ou reformas no quarto.