Notícias

Alimentação ajuda a eliminar toxinas no pós-Carnaval

14/02/2018

Abusou na alimentação e no uso de bebidas alcoólicas neste Carnaval? Então, agora é o momento de limpar o organismo, retomando os bons hábitos alimentares. A dica é da nutricionista Manuela Valente, da equipe da Dieta Vitória. Ela explica que depois de dias com excessos na ingestão de gordura e açúcar, o ideal é consumir muita água e alimentação balanceada, que vai auxiliar na eliminação de toxinas. 

"Tome muita água, suco detox ou chá verde, dente de leão, menta e camomila. Uma sugestão para estimular este hábito é fazer a água saborizada, acrescentando gengibre, hortelã ou canela em pau na água gelada”.

A especialista orienta também a ingestão de sucos detox, excelentes para esse período de limpeza do organismo, mas pontua que apenas o suco não é suficiente. “Precisamos de uma alimentação balanceada para essa destoxificação. O ideal é que o suco seja consumido sem coar, já que as fibras carregam as toxinas, o colesterol e o açúcar do sangue”, recomenda.

Veja lista de alimentos com ação detox:
Frutas vermelhas
: uva, cereja, amora, açaí ou mirtilo são antioxidantes e anti-inflamatórios. Esses alimentos são importantes protetores hepáticos, tendo em vista que o fígado é o principal órgão responsável pela destoxificação.

Folhas verdes escuras: agrião, brócolis, repolho, rúcula e couve contêm compostos enxofrados que contribuem para a eliminação de xenobióticos (compostos químicos estranhos ao organismo, produzidos pela indústria ou pela natureza, através de vegetais e fungos).

Ovos: contêm colina e essa, por sua vez, facilita o transporte da toxina para sua eliminação. 

Peixes: sardinha, corvina e cavala são fonte de aminoácidos enxofrados de fácil digestão e contêm de ômega 3.

Oleaginosas e sementes: castanha do pará, amêndoas, macadâmia, linhaça, semente de girassol e chia são fonte de nutrientes, como selênio, zinco, cobre, manganês, magnésio e cálcio. São elementos essenciais para a fase de detox, e sem eles não conseguimos eliminar as toxinas do corpo.