Mundo Pet

Dia Mundial do Gato: bichanos conquistam cada vez mais apaixonados

17/02/2018

Eles são fofos, carinhosos e amigos. Sim, essas são características que os Cat Lovers ou Apaixonados por Gatos, legião que vem crescendo no mundo, conhecem muito bem. Neste sábado (17) comemora-se o Dia Mundial do Gato, e sobram motivos para os proprietários comemorarem.

Veterinário dedicado à Medicina Felina e professor da Unimonte, Alir de Biaggi Filho, lista as qualidades do animal. “Eles são independentes, sinceros, extremamente limpos e belos, muito belos. São tranquilos e ficam bem sozinhos”.

Com relação aos cuidados, Alir conta que também não há muitos segredos. “Uma ração de boa qualidade, vermifugação e vacina são suficientes para mantê-los com saúde. São animais bem resistentes”.

No entanto, quem está pensando em adotar um bichano, precisa ter cuidado com a origem do animal. “O filhote pode já ter alguma doença infecciosa cujos sintomas só vão aparecer quando mais velho. Por isso, é importante levá-lo ao veterinário para um check-up”.

Infelizmente, os gatos ainda sofrem muito com o preconceito, sendo relacionados ao azar ou à falsidade. Uma das razões para isso é cultural, segundo Alir. “Na simbologia, eles estão ligados à figura feminina, e as mulheres também sofrem muito com o preconceito”.

Mas nada que não pode ser mudado. Basta se abrir para os bichanos. “Ouço cada vez mais gente dizendo que eles são ótimos, que só querem ter gatos. Pode ver que, geralmente, a pessoa não fica só com um”, diz Alir, dono orgulhoso de cinco bichanos.