Simplesmente Vinho

Bons vinhos brancos e rosés para o verão!

17/02/2018

Enoleitores,
O Marcelo Laticínios promoveu, no início de fevereiro, uma minifeira de vinhos brancos e rosés para que as pessoas possam se refrescar neste verão. O evento aconteceu num clima gostoso e com bastante gente curtindo – uma boa surpresa – pois, pouco tempo atrás, as pessoas eram muito resistentes aos vinhos que não fossem os tintos!

Além dos profissionais da área, como os donos de restaurantes e sommeliers, pôde-se contar com a presença de um público assíduo na sua preferência por esta bebida tão especial e apaixonante.

Estas feiras são interessantes por permitirem que, além de degustar, as pessoas possam trocar opiniões sobre as características de cada vinho, enriquecer a sua percepção e treinar a combinação dos vinhos com os petiscos oferecidos, como os diferentes queijos e embutidos. 

Dentre os tantos servidos, selecionei alguns que considerei interessantes para compartilhar e, por serem muitos para comentar, dividirei em duas partes. Iniciarei destacando os franceses, dentre outros, o Chablis 2015 , Domaine Chevallier, Borgonha – na cor amarelo palha dourado, predominando aromas de abacaxi em compota , na boca seco, frescor preverdeais, olfativo predominando frutas brancas, mineral e ervas, acidez correta, elegante, untuoso, equilibrado, longo, deixando o sabor de pera no paladar.

Para finalizar, entre os portugueses, vou citar um vinho curioso, o Caves Santa Marta 2014 rosé do Douro, um rosado escuro, aromas de tutti-frutti, lembrava o drops Dulcora, na boca seco, embora sentia -se um leve açúcar residual, equilibrado, longo, deixando o gosto de geleia de morangos no final de boca. Este foi um vinho que gerou certa polêmica. Houve quem o assemelhasse a um leve Porto e quem o quisesse incluir para acompanhar sobremesa. 

Na semana que vem continuaremos com boas dicas desta feira.

Enoabraços e uma ótima semana a todos!