Roteiros Nacionais

Motivos para visitar Aracaju

17/02/2018

Capital do menor estado brasileiro, Aracaju, no Sergipe, é uma cidade surpreendente e um excelente destino turístico em qualquer época do ano. A orla de Atalaia, cartão de visitas da cidade, oferece parques e equipamentos esportivos ao longo de seis quilômetros à beira-mar. A praia surpreende pela urbanização e diversidade de atrativos como hotéis, restaurantes e espaços como a Passarela do Caranguejo, ponto de encontro para saborear pratos derivados do crustáceo e dançar forró no embalo da sanfona, triângulo e zabumba.

Ao todo são 35 km de praias, mas fora delas há muito a conhecer e se encantar. Uma boa surpresa é o Museu da Gente Sergipana, onde o turista faz uma imersão no folclore, símbolos, natureza, arte, história, culinária, festas e costumes sergipanos em linguagens tecnológicas modernas e interativas. Já no Centro Histórico, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição (1875) ostenta pinturas que fazem referência ao surgimento de Aracaju, planejada em 1855 para substituir a antiga capital, São Cristóvão. 

E enquanto os mercados municipais, na região central, atraem pela arquitetura, histórias locais, cheiros, cores e sabores dos produtos regionais, no Centro de Turismo os visitantes encontram lojas de artesanato, além do Museu do Artesanato Sergipano. E para apreciar toda essa beleza do alto, vale uma pausa na Colina de Santo Antônio e uma visitinha ao santuário do santo casamenteiro.

Manguezal – Ainda em Aracaju é possível passear de barco pelo manguezal do rio Vaza Barris, que adorna a cidade. É do mangue que saem os caranguejos e mariscos que viram petiscos e tantos outros pratos que servem moradores e visitantes.