Destinos no Exterior

História, charme e boa comida no Centro de Portugal

17/02/2018

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros que encantam os visitantes por suas belezas naturais, aldeias históricas e a hospitalidade de seu povo. 

Situado entre o norte do país e sua capital, Lisboa, o Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da Unesco, um litoral que é um paraíso do surfe, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis e muita cultura. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 km de Lisboa e a 135 km do Porto. 

Nesta época do ano é inverno por lá, mas nada que espante os visitantes. A estação mais fria do ano apresenta um clima ameno, o que torna o passeio atraente, pois os lugares estão mais vazios e é possível conhecê-los em um ritmo diferente, permitindo que se tenha uma idéia melhor de como é a vida cotidiana local.
 

Aldeias Históricas – As 12 aldeias históricas da região foram parte fundamental das defesas portuguesas nos tempos antigos e possuem uma grande ligação com a história do Brasil, como no caso de Belmonte, onde nasceu Pedro Álvares Cabral. Hoje, elas são um atrativo fascinante para uma verdadeira viagem no tempo.
 

Gastronomia

O destino português é o ideal para provar iguarias inesquecíveis, com sabores que vão do mar às montanhas. O leitão à Bairrada, a vitela assada à moda de Lafões e os queijos amanteigados são alguns destaques do leque de delícias. Na costa, frutos do mar são os ingredientes principais de ensopados, tendo o bacalhau como carro-chefe da gastronomia lusitana.

Serra da Estrela

Serra da Estrela é a cadeia montanhosa com a maior altitude de Portugal Continental e encanta os turistas com suas belezas naturais, pequenos vilarejos históricos, gastronomia sem igual e parques que ostentam paisagens de tirar o fôlego. Lá funciona a única estação de esqui do país.

Rotas do Vinho

Para os amantes do vinho, a região é um convite para se aventurar por roteiros vinícolas como a Rota da Vinha e do Vinho do Oeste, a Bairrada ou a famosa região do Dão, onde se produz vinhos desde o século XII.