Notícias

Dicas para um banheiro eficiente e confortável

17/02/2018

Saber qual o espaço ideal para ter conforto no seu banheiro, o melhor modelo de box, o tipo de revestimento mais adequado pode não ser tão simples quanto parece. Para esclarecer as dúvidas quando o assunto é a reforma do banheiro, separamos algumas dicas, com a ajuda da Ideia Glass, empresa especializada em kits e ferragens para boxes, para deixar o ambiente mais aconchegante, moderno e funcional.

 

Espaço correto do box
Geralmente, uma área de banho corresponde a 1/3 de todo o cômodo. Se o banheiro for grande, vale apostar em boxes maiores. Já para locais médios e pequenos são ideais os modelos de canto, que conseguem aproveitar todo o ambiente. Para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, vale apostar em um box com portas articuladas, sem trilhos inferiores.

Circulação
Para um dia-a-dia mais confortável, a circulação no banheiro deve ter espaço de 60 a 80 cm entre peças como vaso sanitário, pia, gabinete e acessórios, como lixo e toalheiro. Para quem tem um banheiro pequeno, o indicado é instalar um box com porta de vidro de correr, pois economiza espaço, já que não precisa de ângulo de abertura.

 

Revestimento e materiais ideais
Os tradicionais azulejos e pastilhas ainda são os revestimentos mais indicados, pois oferecem praticidade na hora da limpeza e manutenção, são resistentes a umidade e possuem preço acessível. Para que o kit de banho não enferruje com o tempo, o ideal é optar por boxes cujas ferragens recebam banho de cromo, que torna o produto mais resistente a corrosão.

Banheira dentro ou fora do box? 
Não há uma regra, tudo depende do seu gosto e estilo. Hoje em dia há muitos projetos arquitetônicos que estão apostando em um design no qual a banheira fica dentro do box, garantindo privacidade durante o banho e uma área maior para a circulação.