Santos

Receita para uma enchente

17/02/2018

Choveu muito mais do que o normal, as comportas dos canais não foram abertas e muitos bueiros estavam bloqueados por lixo. O resultado desta situação, ocorrida no sábado de Carnaval (10) foi o caos, com a inundação de diversas vias, prédios e até estabelecimentos comerciais – a imagem de um homem "nadando" dentro de um tradicional bar santista viralizou nas redes sociais.

Foi realmente um dia excepcional: em apenas 40 minutos, choveu 72 milímetros, 25% do previsto para todo o mês de fevereiro.  As comportas não funcionaram e os canais transbordaram. 

Além de o volume ser muito maior que a capacidade de escoamento das galerias de águas pluviais, havia muito lixo em bocas de lobo e bueiros: nos três dias após a enxurrada, a Secretaria de Serviços Públicos retirou 45 toneladas de detritos da rede de drenagem e 75 toneladas na raspagem de vias.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) garante que, apesar das dificuldades financeiras da Prefeitura, não houve redução no serviço de limpeza de bocas de lobo e galerias. "Esse trabalho continuou sendo feito pelas equipes da Prodesan e da Secretaria de Serviços Públicos". 

 

Sistema obsoleto
Segundo ele, as enchentes foram resultado de uma conjunção de fatores, sendo o principal o fato de as comportas dos canais não terem sido abertas. "Todas as comportas foram implantadas há mais de três décadas, é um sistema obsoleto. Não atende as necessidades atuais, precisam ser acionadas manualmente. Algumas estão comprometidas", afirmou o prefeito. Segundo ele, a questão será resolvida com a instalação de um sistema mais moderno, em aço inox, resistente à maresia, com acionamento à distância.  

Ele acrescenta que o resultado da licitação feita para a automação as comportas da Cidade deve ser definido nas próximas semanas. "Após assinado o contrato, as obras terão início imediato, com previsão de conclusão em 12 meses", garantiu. O novo sistema será custeado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). 

A grande pergunta que fica é: vai acontecer novamente? O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) prevê 30% de chance de chuva neste sábado (17), 90% no domingo (18) e de 80% de segunda até quinta-feira (22). Assim, o jeito é rezar para São Pedro ter piedade e não mandar tanta chuva…