Simplesmente Vinho

Vinhos Brancos e Rosés para o verão II

24/02/2018

Enoleitores,
Ainda sobre a Feira de Brancos e Rosés, do Laticínio Marcelo, vou citar alguns vinhos que considero interessantes para compartilhar com vocês, dentre a quase uma centena de vinhos presentes, de diversos importadores e fornecedores.

Dentre os portugueses, destaco o branco Dom Rafael do Mouchão (Alentejo), que nos foi apresentado nas safras 2012/2013/2015. Uma boa surpresa: vinhos estruturados, longos e bem vinificados — que descreverei em outra ocasião.

Do norte da Itália, merecem destaque dois pinot grigio: o Santa Margherita 2014 Valdadige: cor amarelo palha, reflexos dourados, brilhante; aromas de frutas brancas, toque floral; na boca, seco, apresentando frescor, equilibrado e longo, deixando uma boa fruta no final. 

Também gostei muito do Borgo San Leo 2016 Delle Venezie: de coloração amarela clara e raios verdeais, certa transparência e brilho, exalava frutas brancas, ervas e leve mineral; no gustativo, seco, fresco, elegante, equilibrado e persistente.

Bastante interessante foi experimetnar um chardonnay produzido em região famosa pelo sauvignon blanc, o Vale do Loira na França: o Le Fresnay 2014 Grande Réserve, vinho caracterizado por num amarelo palha com reflexos verdeais, brilhante; trazia no nariz frutas cítricas e brancas; no paladar, seco, boa acidez, equilibrado e longo, deixando na boca uma fruta madura — um vinho correto.

Do Chile, gostei do Toro de Piedra Gran Reserva 2016, Viña Requingua – Valle del Maule: de coloração amarelo palha, raios verdeais, transparente; aromas minerais, frutas brancas, toque defumado; no pálato seco, acidez correta, equilibrado e longo.

Espero que tenham se identificado com algum estilo, dentre tantos vinhos apresentados, e possam desfrutar do prazer de beber e refrescar-se neste clima de calor!

Enoabraços e uma ótima semana a todos!