TV em Transe

Band esnoba a Copa

01/03/2018

Por conta de uma “mudança estratégica”, a Band desistiu de negociar com a Rede Globo para adquirir os direitos de transmitir a Copa do Mundo de 2018.

Em um comunicado a direção do canal alega que este ano vai ampliar “seu investimento numa programação diversificada e cada vez mais alinhada ao gosto do público brasileiro”. Por isso, “optou por deixar de transmitir a próxima Copa do Mundo, concentrando seus esforços no desenvolvimento e lançamento de programas próprios”.

Deixa ver se eu entendi. Investir em diversificação da grade ok, mas existe algo mais alinhado ao gosto do brasileiro que o Mundial de futebol??? E um mês de torneio atrapalharia o lançamento ou o desenvolvimento de alguma atração? Detalhe: a maioria das partidas nos dias de semana será disputada no período da manhã/início da tarde no horário de Brasília.

Essa decisão da Band – que em seus bons tempos já foi o “canal do esporte” – fica ainda mais bizarra se considerarmos seus índices de audiência nos dois primeiros meses de 2018. De forma disparada, os jogos da Liga dos Campeões da Europa conseguiram os melhores números no ibope – e olha que são exibidos na faixa vespertina. PSG e Real Madrid, por exemplo, chegou aos nove pontos.

 

Aliás, algo que já vem sendo observado faz tempo – em novembro de 2017 um duelo entre Barcelona e Juventus bateu nos dois dígitos. 

 

Mais bizarrices – Decisões inexplicáveis têm sido rotina na Band. No início do ano passado, a primeira temporada do “Pesadelo na Cozinha”, com o chef Jacquin, foi muito bem, com média de quatro pontos na faixa das 23 – algo que raramente a emissora tem alcançado neste horário. 

Pois a segunda temporada foi anunciada e, em outubro, ganhou espaço para venda de cotas publicitárias no site comercial da Band. No final de novembro, porém, “Pesadelo na Cozinha” simplesmente sumiu da página sem explicação. Veio janeiro e o que entrou no ar? A reprise da primeira temporada…

 

Domingo requentado –   para não gastar tempo e dinheiro criando algo novo, a Record optou por colocar no ar uma salada na hora do almoço dominical que atende por “Show de Humor”. Com a decisão de cortar o “Domingo Show” em duas horas, optou-se por reprisar quadros de antigos programas da emissora das 11h às 13h.

O “catadão” reúne momentos da “Escolinha do Gugu”, “Escolinha do Barulho”, “Festival de Piadas” e “Legendários”, além de vídeos da internet e pegadinhas.