Notícias

Tubos de aço quadrados e Schedule: confira suas principais características

07/03/2018

Qual modelo de tubo de aço preciso comprar? Essa é uma dúvida recorrente na vida de pessoas ligadas à Construção Civil, alguns segmentos industriais e até mesmo em hospitais. 

Para acertar na escolha do tubo de aço carbono correto, de acordo com a finalidade que você deseja, a dica é entender melhor a diferença entre os modelos quadrados e redondos (como o tubo Schedule). 

Tubo quadrado
Confeccionados em aço carbono, que é um material famoso por sua durabilidade e resistência, os tubos quadrados são fabricados com rígidos padrões de qualidade. Para garantir a segurança dos consumidores, os produtos precisam obedecer as seguintes normas da ABNT: NBR 8261 ( equivalente a ASTM A500) e NBR 6591. 

São comumente utilizados nas indústrias ligadas à Construção Civil como as de fabricação de máquinas e também as de fundações. Em canteiros de obras, o tubo quadrado também é usado em estruturas de metais. Entre muitas outras aplicações diferentes que são definidas pelos profissionais de Engenharia.

Modelos mais procurados pelas indústrias e obras
Existem diferentes modelos quadrados de tubos de aço. Alguns são confeccionados em metalon (um material muito usado porque é bem resistente, leve, duradouro e com excelente custo/benefício). É possível também encontrar produtos galvanizados que têm como diferencial o fato de não oxidar, entre outros como:
Tubo quadrado com costura (ERW)
Tubo quadrado sem costura
Tubo quadrado preto
Tubo quadrado galvanizado

Quando usar tubo de aço quadrado?
Esses modelos costumam ser a melhor opção para projetos que necessitam que os tubos de aço sejam colocados com extrema precisão em um ponto exato (sem errar um milímetro sequer). 

Além disso, o uso dos tubos quadrados também é recomendado para garantir a segurança do empreendimento e das pessoas que estão trabalhando no projeto. Mas, para isso, é necessário que o produto seja certificado. Dessa forma você tem certeza que eles estão em conformidade com as normas técnicas exigidas pela ABNT. 

Tubo de metalon quadrado é recomendado para canteiros de obra
Quando a prioridade é resistência alta aos esforços mecânicos, os modelos em metalon no formato quadrado são indispensáveis. Isso porque esse material conta com alto grau de tenacidade,  o que impede que o maquinário da Construção Civil seja danificado. 

Tubo Schedule
É um tipo de tubo de aço carbono em formato redondo. Assim como os tubos quadrados, a fabricação requer o cumprimento das rígidas normas da ABNT (ou ASTM internacional) para garantir o padrão de qualidade do produto e também a segurança de quem irá usá-lo. O tubo Schedule pode obedecer a norma NBR 5590 (que equivale a ASTM A-53), API5L ou ASTM A106. 

A principal finalidade desse tipo de tubo de aço carbono é condução de fluídos. O que faz com que seja muito utilizado na indústria (principalmente petroquímica e naval), em hospitais e também no segmento de engenharia automotiva, entre outros.  

 
Modelos mais procurados de tubos redondos para condução
Tubo Schedule com costura
Tubo Schedule sem costura
Tubo Schedule galvanizado
Tubo Schedule preto
Tubo Schedule em barra
Tubo Schedule personalizado (dimensões específicas de acordo com a necessidade de uso)

Quando usar tubo de aço Schedule?
Esse modelos redondos de tubo de aço carbono são indispensáveis para conduzir fluidos quando há exigência específica de temperatura e pressão. E até para transportes de substância corrosivas.  

Por esse motivo, os tubos Schedule são muito utilizados para usinagem e também para fins mecânicos. Confira algumas aplicações do tubo Schedule:

Condução de substâncias nas indústrias químicas para formar matérias-primas 
Obrigatório em suprimentos de oxigênio, vácuo e ar comprimidos em hospitais
Usados em hidrantes
Usados em caldeiras
Usados em condensadores 
Usado em trocadores de calor
Usados em superaquecedores

 

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante