Esportes

Além de usar capacetes para bike, confira outras medidas de segurança na hora de pedalar

10/03/2018

Se você gosta muito de andar de bicicleta, deve saber que tem que tomar devidas precauções para que a prática da pedalada seja feita em segurança. Se não está por dentro desse assunto, é bom procurar mais informações sobre o tema. Saiba que, para não correr riscos na atividade, usar capacetes para bike não é a única medida a se tomar. Muitos outros itens garantem uma experiência ainda melhor na prática esportiva.

Para que você possa pedalar com a mais alta segurança, veja os itens primordiais e conheça algumas precauções imprescindíveis a serem tomadas:

Itens de segurança
Capacete

Como já citado, obviamente, os capacetes para ciclismo são itens de extrema importância, visto que eles protegem a cabeça durante uma eventual queda, acidente e até mesmo das árvores e outros obstáculos comuns em trilhas. Quem está iniciando na prática, então, os capacetes para bike são fundamentais, já que, no começo, a pessoa ainda não tem muitas habilidades sobre duas rodas e pode ter dificuldades para se equilibrar ou ultrapassar obstáculos.

Luvas
As luvas são importantes porque a pele pode ficar irritada pelo apoio contínuo na manopla e, caso você caia, ao tentar parar a queda com a mão, ela evita que você esfole a palma ou tenha ferimentos mais profundos. No frio, as luvas que cobrem todos os dedos são importantes para que suas mãos não enrijeçam com o vento gelado, o que pode atrapalhar até na hora de frear. 

Óculos
Os óculos, por sua vez, protegem os olhos de poeira e outras partículas, que podem acabar bloqueando a sua visão, evitando o risco de acidentes moderados a graves. Além disso, com a velocidade, os óculos ajudam a mantermos os olhos sempre abertos, sem que o vento incomode a nossa retina.

Medidas de segurança
Além de utilizar os itens que vão garantir uma maior segurança no traçado, é bom também tomar algumas medidas que, certamente, vão diminuir os riscos de acidentes no percurso. Confira algumas dicas:

Pedale em grupo
Prefira sempre andar em grupo. Com mais pessoas, você pode obter dicas dos mais experientes, orientações sobre o caminho e ter mais visibilidade, ainda mais se for um trajeto complicado, como trilha ou estrada com pouca iluminação.

Fique visível
Roupas claras sempre ajudam à noite. Procure por vestimentas com tiras reflexivas que se iluminam com a luz. Isso faz com que os motoristas dos carros enxerguem melhor os ciclistas. Os refletivos, que a lei obriga a virem com as bicicletas, não ajudam muito. Busque usar luz branca na frente e vermelha atrás, para os condutores de veículos saberem rapidamente se você está indo ou vindo.

Esqueça os fones de ouvido
Sabemos o quanto é legal ouvir música durante uma atividade física, mas os fones de ouvido são muito prejudiciais na hora de pedalar. É de suma importância ter atenção ao seu redor e ouvir barulhos de carros, buzinas, ambulâncias, voz das pessoas, entre outras sonoridades.

Respeite o trânsito
É importante pedalar pela faixa da direita para que os motoristas possam lhe enxergar. Não fure sinais nem pedale na contramão. Também não ande de bicicleta pelas calçadas, elas são para os pedestres. Utilize ainda as mãos para sinalizar o que pretende fazer, mas olhe para os outros integrantes do trânsito para ter certeza de que eles entenderam o seu gesto. Conheça as regras do Código de Trânsito Brasileiro e tenha atenção aos direitos e deveres relacionados aos ciclistas. 
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante