Notícias

Glóbulos vermelhos

03/03/2018

O sangue é formado por água, proteínas variadas e diversos tipos de células. As hemácias, também conhecida por glóbulos vermelhos, é um dos tipos das células que circulam no sangue. Sua produção é regulada por um hormônio liberado pelos rins, a eritropoetina. Seu tempo de vida médio é próximo de 120 dias. Em seu interior há um complexo proteico, a hemoglobina, que precisa ser produzido na mesma proporção das hemácias. 

Essas células são produzidas na medula óssea [tanto em ossos longos (fêmur, p.ex.), quanto nos chatos (crânio e pelve, p.ex.)]. As anemias podem ter causas e desenvolvimento variados. A anemia mais comum é pela falta de ingestão de ferro nas refeições. Assim como pela ingestão inadequada de vitamina B12 e de ácido fólico. Mas gastrites e úlceras podem dificultar a absorção desses nutrientes e por isso o diagnóstico médico é importante antes de fazer a simples reposição medicamentosa desses elementos.

A perda continua de sangue, ainda que em pequenos volumes, também pode causar a anemia. Úlceras e gastrites podem causar hemorragias gástricas, assim como infecção grave causada por parasitas. São causas evitáveis e tratáveis, desde de que bem diagnosticada. A anemia não tem sintomas específicos, e podem ser confundidas com diversas doenças, principalmente quando progridem lentamente. Sintomas como fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado. 

A eritropoetina sintética é um medicamento distribuído pelo SUS para os casos que atendam certas especificações. Está indicada nos casos de anemia devido a insuficiência renal crônica, pelo uso da zidovudina (AZT) no controle da infecção por HIV ou durante tratamento do câncer. Como risco, há possibilidade de induzir alguns tipos de câncer.

Por outro lado, a produção de hemácias também resultar em excesso de subprodutos, gerando um grupo de oito doenças distintas que são denominadas genericamente de porfiria. Essa doença rara tem menos de 15.000 relatos no Brasil. Dependendo do tipo da porfiria, predomina um quadro sintomatológico. Pode afetar o sistema nervoso central, trazendo transtornos psíquicos ou podem afetar a pele, tornando-a muito sensível ao sol. Existem evidências que alguns medicamentos podem promover o quadro de porfiria.

Alguns estudos iniciais têm pesquisado os efeitos da infusão de sangue de pessoas jovens para o controle de determinadas doenças, como Alzheimer. Os pesquisadores esclarecem que os resultados parecem ser promissores, mas alertam que estão em uma fase inicial. Porém, os trabalhos já estão sendo veiculados como a nova fonte da juventude.  Boa alimentação e atividade física continuam a ser a fonte da juventude, inclusive para a qualidade e função do sangue. 

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.