Santos

Monte Serrat terá vacinação contra a febre amarela neste sábado

16/03/2018

Após um sagui filhote ter sido encontrado morto no Monte Serrat, na quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Santos decidiu, como medida preventiva, abrir neste sábado (17) a policlínica do bairro (Praça Correa de Melo s/n°) para vacinar os moradores que ainda não estão protegidos contra a febre amarela. O atendimento será das 9h às 16h.

Para se vacinar é necessário apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento (no caso de crianças), sendo recomendado levar o Cartão SUS e a caderneta de vacinação.

Não há confirmação da causa da morte do macaco localizado no bairro. Na necropsia foi identificada lesão na cabeça do animal, o que pode indicar agressão ou queda de árvore. Para confirmar ou descartar o óbito por febre amarela, amostras do macaco foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Governo do Estado. Já amostras do cérebro, para o Instituto Pasteur, também estadual, para o diagnóstico de raiva.

Morro Santa Terezinha

Mais um macaco foi encontrado morto no Morro Santa Terezinha – o segundo neste ano. A Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu denúncia nesta sexta-feira (16) e já esteve no local para a retirada do corpo do sagui adulto (macho) e o encaminhou para necropsia. De forma preventiva, será realizada a vacinação dos moradores do bairro neste sábado (17), das 9h às 16h, em posto montado pela Prefeitura ao lado da guarita de entrada no sopé do morro.