Santos

Fim de semana deve ter maré elevada em Santos

16/03/2018

A Defesa Civil de Santos informa que há possibilidade de maré elevada neste final de semana, podendo causar alagamentos. De acordo com as previsões do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, a altura da maré deve atingir, por volta das 15h deste sábado (17), 1,9m na Ponta da Praia e 2m no interior do estuário.

Na madrugada de domingo (18), por volta das 3h, a maré deve atingir 1,8m na Ponta da Praia e 1,9m no interior do estuário. As ondas devem ficar entre 1m e 1,5m na Baía de Santos. Se a previsão se mantiver, podem ocorrer alagamentos das vias públicas ocasionados pelo nível do mar, principalmente na Zona Noroeste, que podem ser agravados com a ocorrência de chuvas.

O órgão orienta aos moradores desta área que fiquem atentos aos indícios de enchentes, evitando o deslocamento. Se houver inundações, a recomendação é que protejam e elevem móveis, desliguem eletrodomésticos e evitem contato com a água a fim de se prevenir de doenças infectocontagiosas. Alimentos que tenham ficado molhados ou submersos à água da chuva não devem ser consumidos.

Quem precisar de socorro deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. Já moradores de imóveis que apresentarem problemas estruturais devem solicitar vistoria preventiva da Defesa Civil pelo 199.  A Defesa Civil e os pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta estarão monitorando a maré e a agitação marítima e, caso os fenômenos se tornem severos, emitirão novos alertas.