Simplesmente Vinho

Garimpando bons vinhos

17/03/2018

Enoleitores,
Semana passada, reunimos algumas amigas do conselho diretor da Confraria Meia Taça para conhecer o Empório Select e garimpar alguns vinhos para a nossa reunião. Foi um encontro bem agradável, num ambiente acolhedor e rústico, onde pudemos provar alguns vinhos e experimentar uns queijinhos mineiros, que tornaram o encontro delicioso! 

Além destes vinhos que provamos (e vou passar a vocês), descobrimos boas opções a uma boa relação custo-benefício para o consumidor final.

Dentre os brancos, escolhemos um Borgonha genérico, de negociante, que se revelou bom, principalmente pelo seu custo de R$49 – e neste dia tomamos numa temperatura mais alta próxima a de tintos, que me agradou mais do que muito gelado, pois, para mim, ele perdeu em aromas, e no paladar em untuosidade e longevidade. O vinho era um Chardonnay 2015- Mourin Père & Fils, que apresentava a cor amarelo dourado, brilhante; exalava frutas brancas, mineralidade bem presente, mel; na boca, seco, acidez correta, equilibrado, leve untuosidade e longo. Mas repito: não tome muito gelado, pois perde em aromas e sabores. Sirva em temperatura entre 12 e 14 graus.

Dentre os tintos, e num bom custo, escolhemos para degustar o português Pacheco colheita 2012 – Douro. Elaborado por castas regionais, é um vinho que deve ser aberto antes, e se possível aerado em decanter, pois melhora muito. Expressando-se num vermelho rubi violáceo; aromas de frutas negras, especiarias, leve eucalipto, couro, baunilha; no gustativo, seco, boa acidez, taninos finos e macios, equilibrado e persistente, deixando na boca o sabor de uma fruta madura. Foram duas boas surpresas dentro do orçamento que tínhamos disponível para uma pizza entre amigas.

 Fica a dica para nossa confreira, a sócia proprietária do Empório Select Graça Pereira da Silva: incremente este espaço, para que as pessoas possam desfrutar destes momentos de relax e prazer!
Enoabraços e uma ótima semana a todos!