Comportamento

Networking: pontes para o sucesso

24/03/2018

Numa época de redes sociais com um milhão de amigos virtuais, é cada vez mais importante fortalecer redes de relacionamentos reais na esfera profissional. Conhecer clientes, fornecedores ou parceiros comerciais em potencial é essencial para a sobrevivência e desenvolvimento do negócio. Ainda mais em tempos de vacas magras, como os atuais.

Estabelecer conexões entre pessoas dispostas a fazer negócios não é uma estratégia nova. Entidades seculares como lojas maçônicas, grupos do Rotary ou Lions há décadas já utilizam a estratégia de promover conexões transversais, isto é, pessoas de perfis profissionais distintos. No convívio, acabam realizando negócios. No século 21, a prática ganhou um nome em língua estrangeira, networking (numa tradução livre, trabalho em rede).

Nesta entrevista, o diretor executivo do BNI (um dos maiores grupos deste segmento no mundo) na Baixada Santista, Alexandre Mantovani, detalha o funcionamento do networking.

Afinal, o que é o networking?
Alexandre Mantovani-
É desenvolver uma rede de conexões entre pessoas dispostas a apoiar umas às outras.

Ele é voltado apenas para profissionais liberais ou para empregados de empresas também?
Mantovani
– Ele é destinado para qualquer pessoa, em qualquer idade. O que vai diferenciar é o objetivo em comum que aquela determinada rede tem. Por exemplo, para empresários ou profissionais liberais, um bom networking é aquele que o perfil dos participantes seja equivalente. Desta forma, haverá uma troca sinérgica de informações e até oportunidades. Para um aposentado, um networking interessante seria com pessoas que gostam de viajar, conhecer bons restaurantes ou teatros. Para um funcionário de uma empresa, por exemplo, ele pode participar de uma rede com outros profissionais, dentro ou fora da empresa, ligados a interesses, métodos, técnicas ou práticas que podem aperfeiçoar ainda mais suas qualificações profissionais. Networking não está necessariamente relacionado com ganhos financeiros.

Quem deve estar na sua rede de contatos?
Mantovani –
Aquele que você poderia auxiliar de alguma maneira e que poderia auxiliá-lo também. Uma rede ativa é uma rede viva, onde existe troca entre os integrantes. Se você participa de alguma rede onde tem obtido muito mais vantagem do que está oferecendo, cuidado! A qualquer momento as pessoas perceberão o seu descomprometimento e muito em breve essa fonte irá secar.

O que um membro pode esperar de um grupo de networking?
Mantovani
– Antes de “esperar algo”, ele deve primeiramente sentir que pode ser útil para aquele grupo. O retorno será consequência do comprometimento que ele tem com os demais membros. Quanto mais pessoas ele ajudar, mais pessoas o ajudarão. Essa é a lei universal do retorno e reciprocidade. E, por falar em grupos, networking não está relacionado com quantidade e sim com qualidade. Existem pequenos grupos em organizações profissionais que estão mais comprometidos uns com os outros do que grandes grupos. Antes de ingressar em um grupo, pesquise antes seus resultados, filosofia, missão, tradições e trajetória. Infelizmente, a palavra networking vem sendo bastante desgastada por grupos que não possuem um interesse genuíno em ajudar pessoas.

E o que não pode esperar?
Mantovani –
Que as coisas aconteçam simplesmente como um passe de mágica. Se você não trabalhar a sua rede ela não irá trabalhar para você! Simples assim!

Qual a importância do contato presencial?
Mantovani –
A importância se dá por várias razões, mas cito principalmente por se tratar de uma necessidade intrínseca do ser humano de se relacionar com outras pessoas, de viver em comunidade, de sentir-se vivo. Os contatos presenciais são mais calorosos e através deles podemos conhecer as pessoas como realmente são. O valor do olho no olho, a simbologia de um aperto de mão e o calor de um abraço são insubstituíveis. Isso ajuda a desenvolver nossa empatia com as pessoas.

Encontro explica funcionamento

Com o objetivo de dar detalhes de como funciona um grupo de networking, acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 7h15, o Dia do Convidado, no Comfort Hotel (Av. Rei Alberto I, 177, Ponta da Praia, Santos). Promovido pela equipe Target, integrante do BNI (Business Networking International), o encontro é voltado para  empresários e profissionais liberais da região. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas e é preciso garantir o convite antecipado. Mais informações sobre o evento pelo e-mail [email protected].

Para fazer um networking eficiente

Seja você mesmo – As pessoas devem gostar de você pelo que você realmente é.
Ouça mais e fale menos – As pessoas se interessam mais em contar seus feitos, dê ouvidos e conquiste o direito de falar quanto quiser;
Ofereça ajuda – Quanto mais pessoas ajudar mais pessoas o ajudarão;
Respeite as diferenças – Demonstrar respeito, carinho e amizade é uma excelente forma de trazer as pessoas para perto de você;
Seja grato – As pessoas ficarão extremamente felizes ao saber que conseguiram te ajudar de alguma forma. Gratidão é um dos sentimentos mais nobres do ser humano e infla os corações de ambos: de quem agradece e de quem é agradecido.