Simplesmente Vinho

Wine Library, um local para degustar

24/03/2018

Enoleitores,
No início do mês, fui convidada para conhecer o novo espaço denominado Wine Library Zonin, mantido pela importadora Devinum em parceria com a Casa Zonin, que é um tradicional grupo vinícola italiano da região do Vêneto, sediada mais precisamente próxima a Vicenza. É uma empresa fundada em 1821 e até hoje está em mãos da mesma família. Atualmente, conta com nove vinícolas espalhadas pela Itália, todas respeitando o ecossistema bio sustentável.

Em São Paulo, inaugurou em final de janeiro, o Bácaro bar & cucina, em plena rua Oscar Freire, uma casa nos moldes dos “ Bacari”, isto é, típicos botecos da região do Vêneto, onde as pessoas chegam e sentam num ambiente aberto para tomar drinques e petiscos tipicamente oriundos daquela região. O ambiente fervilhava e encontramos alguns santistas em diversas mesas espalhadas.

O projeto da Wine Library Zonin foi possível graças à parceria desta cantina com os proprietários do negócio, surgindo a terceira biblioteca espalhada no mundo (Itália, Nova York e São Paulo). Localizado no andar superior, o ambiente conta com uma mesa de degustação para 16 pessoas no centro do ambiente e à sua volta há estantes com diversos livros de vinho, gastronomia italiana e garrafas de vinhos da Casa Zonin, que mostram um pouco da sua história. É um ambiente perfeito para se frequentar e poder calmamente relaxar após um dia cansativo, bebericando uma taça de um bom vinho num ambiente agradável, ou reunindo um grupo de amigos em uma noite de enogastronomia. 

Fomos convidados para a apresentação do projeto, numa degustação de seis vinhos harmonizados a um menu típico da região do Vêneto. Dentre os vinhos, vale destacar:

• Ca’Bolani pinot grigio 2016 Doc – Friuli- Uma boa surpresa! Na cor, amarelo palha, reflexo verdeal, brilhante e levemente transparente; no nariz, percebiam- se frutas brancas, baunilha e mel; na boca, seco, fresco, elegante, com leve untuosidade, longo, deixando uma sútil mineralidade no final de boca. 

• Castello D’Albola 2010 – Chianti Clássico Riserva – Um vinho muito correto. Na coloração, vermelho rubi violáceo, leve transparência, brilhante; aromas de frutas negras maduras, toque de ervas, couro; na boca, seco, acidez correta, taninos finos e macios, médio corpo, longo, deixando uma madeixa madura no final de boca. 

• Feudo Principi di Butera 2015 syrah – Sicilia – Revelou-se boa surpresa! Cor vermelho rubi violáceo; no olfativo mostrava frutas negras maduras, leve herbáceo, especiarias como baunilha; no gustativo, seco, boa acidez, taninos prontos e macios, persistente, deixando na boca um sabor de compota de amora.

• Altemura 2015 Primitivo de Manduria – Salento na Puglia , da Masseira Altemura – Este foi o que mais me surpreendeu, um Primitivo frutado, sem ser muito doce ou enjoativo. Revelava um vermelho rubi profundo, brilhante e com halo na cor vermelho granada; exalava frutas negras maduras, especiarias como pimenta do reino, chocolate e baunilha; no palato, seco, acidez correta, taninos finos e elegantes, equilibrado, persistente, deixando uma boa fruta madura no final de boca.

A Wine Library é mais uma novidade aos apaixonados por vinhos, um programa agradável e diferente!