Notícias

Nova exposição traz o Barroco para o Sesc Santos

27/03/2018

O Sesc Santos, em parceria com o Museu Afro Brasil, abre, na quarta-feira (28), a exposição “Barroco Ardente e Sincrético Luso-Afro-Brasileiro”. A mostra reúne cerca de 160 obras, e traça variadas manifestações do estilo artístico em Portugal e no Brasil, com ênfase em suas expressões em um país miscigenado. 

Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição apresenta o visitante ao espírito do Barroco, passando por suas referências na cultura erudita e popular, entre os séculos XVII e XIX. A mostra propõe uma visita às obras do século XVII até o começo do século XIX, abordando as contribuições dos mais expressivos artistas do barroco brasileiro, que são Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), em Ouro Preto (MG), e Mestre Valentim da Fonseca e Silva (1745-1813), no Rio de Janeiro. 

O escultor Francisco Xavier de Brito(?- 1751), mestre de Aleijadinho, assim como obras sacras de Portugal e criações de autores anônimos, dentro da vertente sincrética do Barroco, também fazem parte dessa Mostra que segue até 1 de Julho.

O endereço é Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida. A entrada é franca.