Simplesmente Vinho

Zahil apresenta boas surpresas

31/03/2018

Enoleitores,

A Zahil importadora é uma empresa consolidada em 32 anos de mercado e preocupada em manter os bons profissionais trabalhando com seriedade neste segmento e sempre investindo em novos produtos , apresentou uma mostra e fomos convidados ao seu evento de lançamento , podendo conhecer boas surpresas, que aproveito para compartilhar com vocês, algumas que realmente me agradaram.

Gostei da linha de vinhos do Roussillon, mais precisamente os do Château de Jau, uma casa fundada no século 12 pelos monges cistercienses, esta casa passou por diferentes proprietários , mas desde 1974 é administrada pela família Dauré .

Gostaria de destacar :
Château de Jau rouge AOC Côtes de Roussillon Villages 2015 , elaborado pelo corte de uvas típicas do Mediterrâneo , syrah, mouvèdre, carignan e grenache noir , este vinho de cor vermelho rubi violaceo, brilhante , aromas de frutas negras , levemente herbáceo , na boca seco, acidez ok, taninos finos, equilibrado e frutado na boca .

JauJau 1 er AOC Côtes de Roussillon Villages 2014 , elaborado também pelas uvas típicas , um corte de syrah, mouvèdre e grenache noir formando um vinho de coloração vermelho rubi violáceo , leve transparência, brilhante , olfato remetia a frutas negras como alcaçuz , pimenta do reino, baunilha, chocolate e no gosto seco, boa acidez, taninos finos e macios , médio corpo, equilibrado,longo deixando o sabor de ameixa em calda no final de boca Mas a surpresa deste produtor foram os dois vinhos de sobremesa desta AOC do sudoeste da França, ainda pouco conhecida por aqui , Rivesaltes , região dos vinhos doces naturais . Os dois são de personalidade bem diferentes.

O Chez Jau Muscat de Rivesaltes , AOC Muscat de Rivesaltes , elaborados pelas uvas Muscat petit grains e Muscat d’alexandrie , apresentava uma delicadeza até na aparência , sua cor era amarelo claro, reflexos dourados , transparente , no olfativo sentia-se frutas cítricas como limão siciliano , toque floral como lavanda , no gustativo doce , refrescante , elegante, untuoso , sentia- se lavanda e mel no final de boca .

O Chez Jau Rivesaltes Ambré , AOC Rivesaltes Ambré, já é um vinho mais elaborado amadurecendo em contato com o oxigênio , permanecendo 24 meses em barricas , revelou uma coloração amarelo dourado para âmbar ,brilhante e média transparência , exalava aromas de figos, frutas secas e mel , no paladar doce, fresco, estruturado , longo deixando um final de boca que sentia- se fruta seca e mel.

Conhecemos alguns bons vinhos da Borgonha, Toscana na Itália, Espanha e Portugal que aos poucos vou apresentando a vocês .

Enoabraços e uma ótima semana a todos !
Feliz Páscoa !