Destinos no Exterior

Páscoa pelo mundo afora

31/03/2018

Neste domingo, 1º de abril, comemora-se a Páscoa, uma das datas mais importantes no calendário do Cristianismo. Enquanto no Brasil, além do aspecto religioso, a Páscoa é associada à figura do coelho e dos ovos de chocolate, em outros países as festividades incluem fantasias de bruxas, caça aos ovos, pipas coloridas, marsupiais, omelete gigante e representações teatrais. Confira algumas dessas curiosidades.

Suécia e Finlândia
Nos dois países, a Páscoa lembra o Halloween, conhecida nos Estados Unidos como a festa de dia das bruxas. As crianças vestem fantasias e passam de porta em porta em busca de doces. Em troca, deixam um cartão decorado conhecido como "Carta de Páscoa".

 

Inglaterra e Estados Unidos
Aqui a tradição é rolar os ovos morro abaixo. Conhecida como Egg Rolling, a brincadeira começou na Europa pré-cristã com os povos saxões e, posteriormente, continuou na Inglaterra, onde crianças rolavam ovos de galinha decorados. Atualmente, nos Estados Unidos, a Casa Branca promove uma cerimônia anual de Egg Rolling.

 

Austrália
Ao invés do coelho usual, quem distribui ovos de Páscoa por lá é o Bilby, um marsupial nativo do país. A “troca” ocorreu porque os coelhos são considerados uma praga não controlada, graças à inserção da espécie por um caçador em 1860. Já o Bilby corre o risco de extinção, então nada melhor que uma “ação de marketing” para dar uma ajuda na preservação da espécie.

 

Alemanha


Na Alemanha, a festa é dedicada a Ostara, deusa da primavera. O costume é decorar as árvores com ovos de galinha coloridos, que são esvaziados através de um furo e pintados com tinta e papel.

 

França


Na França, mais precisamente em Bessières e Mazeres, os ovos são utilizados para fazer uma grande omelete. O costume começou em 1973 e, atualmente, cerca de 15 mil ovos são utilizados no preparo do prato gigante.

 

Índia


Os hindus comemoram com a realização do festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. A festa envolve muita música, dança e comidas especiais. Pós de diversas cores são utilizados pelos anfitriões para marcar a testa dos convidados e por crianças e adultos mais empolgados que lançam uns nos outros, deixando tudo ao redor colorido.

 

Polônia
A crença diz que os patriarcas das famílias não podem participar da preparação do famoso Pão de Páscoa, caso contrário, seu bigode pode ficar cinza e a receita desandar. Além de ter que ir para a cozinha, as mulheres recebem lançamentos de baldes cheios de água ou perfume. A celebração é chamada Smingus-Dyngus.

 

Espanha
Na Espanha, a celebração de Páscoa é essencialmente religiosa e a Semana Santa inteira é considerada feriado. Durante esse período, ocorrem inúmeras celebrações por todo o país. As pessoas se fantasiam de romanos, de Jesus ou de apóstolos e carregam pelas ruas a cruz sagrada. Além disso, há procissões com fiéis usando capuzes e tochas. As procissões em algumas cidades são tão importantes quanto o carnaval para o Rio de Janeiro.

 

Ilhas Bermudas
Em pleno Caribe, a Páscoa é celebrada empinando pipas coloridas na sexta-feira. Os artefatos simbolizam a ascensão de Cristo ao céu.

 

Guatemala
As ruas das cidades são cobertas por incenso e carpetes de flores coloridos, sobre os quais os fiéis caminham para chegar até a igreja. Além disso, há celebrações culturais com trajes coloridos e máscaras.