Notícias

Alta miopia dispara no Brasil

04/04/2018

O número de pessoas com alta miopia está aumentando assustadoramente no Brasil. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de pessoas necessitam usar óculos com lentes acima de 6 graus e este número pode aumentar sete vezes em 2050, caso não haja um trabalho intenso de prevenção. A alta miopia pode evoluir para a cegueira.

Causas
O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto explica que a miopia pode ser causada pela hereditariedade ou relacionada ao excesso de esforço visual. “Por isso, a recomendação para crianças é descansar os olhos após uma hora de uso do celular, tablet ou computador, olhando para um ponto distante por, no mínimo 30 minutos”, explica.

Segundo ele, um estudo mostra que a falta de atividade ao ar livre pode causar miopia, porque ambientes mais claros fazem a pupila contrair, ajudando a aprofundar o foco. 

Alimentação
O excesso de açúcar na alimentação eleva a produção de insulina e favorece o crescimento do eixo óptico que caracteriza a miopia. Outro efeito do açúcar é dificultar o metabolismo da gordura e colesterol. Por isso, aumenta a chance de desenvolver degeneração macular, maior causa de cegueira irreversível. 

Cirurgia
O implante de lente intraocular é uma das técnicas mais eficientes para eliminar a alta miopia. Mas o procedimento não elimina a necessidade de o paciente realizar exames rotineiros de detecção de catarata e glaucoma. 

Lentes especiais
O uso de lentes com grau diferente na periferia e no centro da retina reduz em até 30% a progressão da miopia. “Isso acontece porque este tipo de lente acompanha a curvatura da retina, enquanto as convencionais formam a imagem periférica atrás da retina. Resultado: Pioram a refração”, explica.

Lente ortoceratológica
O uso de lente rígida ortoceratológica durante a noite, modelo que faz pressão na córnea e altera seu formato é outra alternativa para bloquear a progressão da miopia.