Baixada Santista

Folia do Divino em Itanhaém

12/04/2018

A Folia do Divino no Rio Acima marca a preparação para a Festa do Divino Espírito Santo, tradicionalmente comemorada em Itanhaém. No domingo (15), às 9h, os religiosos sairão em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza, onde alguns fiéis seguirão de barco e outros de ônibus em direção à capela Nossa Senhora do Livramento, no Jardim Coronel. A comemoração do Divino Espírito Santo acontece há mais de 300 anos e caracteriza uma das maiores manifestações culturais da Cidade.

Após a chegada à capela, será realizada uma celebração, para que os fiéis então atravessem o rio rumo à Ilha do Mauricinho, onde é feita a entrada da bandeira em uma das casas, seguida de cantos e orações. Mais tarde, acontecerá um almoço comunitário e a despedida das bandeiras com a reza da Folia do Divino. Assim, todas as bandeiras voltam para seus bairros de origem.

Os fiéis ficam um dia com as bandeiras em suas residências, depois do Carnaval, com cânticos e orações que fazem reza ao Divino Espírito Santo, pedindo pela paz no mundo e bênçãos para os lares. A festa iniciará no dia 12 de maio e se encerra em 3 de junho, sendo que a programação tradicional é cheia de rituais e costumes, como a Noite da Soca, Alvorada Festiva, Abertura do Império, Missa Solene, Encerramento do Setenário e a Procissão do Divino Espírito Santo.