Simplesmente Vinho

Guia Gambero Rosso traz os melhores vinhos 2018

14/04/2018

O mais respeitado guia de vinhos italianos, o Gambero Rosso, através do evento Top Italian Wines Road Show, esteve em São Paulo no dia 5 de abril num encontro muito bem organizado pela expert Cristina Neves Eventos, para apresentar os vinhos, num total de 2000 unidades degustados e cuidadosamente selecionados de Norte a Sul do país neste ano de 2018.

Para quem não o conhece, este é um guia sério aliado a uma boa dose de criatividade, descobrindo novas tendências de produtos aliados a alguns clássicos, porém sempre respeitando o padrão de qualidade .

Este evento, já tradicional em alguns países do mundo, é formado por duas master class, muito bem conduzidas pelo diretor técnico do Guia Gambero Rosso, Marco Sabellico, que com segurança ímpar apresentou vinhos, produtores e peculiaridades das múltiplas castas e regiões daquele país, e também analisou publicamente, cada unidade escolhida. Estas masterclass foram divididas em duas partes, a primeira referia- se aos vinhos da região centro – norte da Itália, ou seja, Vêneto, Piemonte e Toscana, entre outras e a segunda se focou mais nos vinhos de Roma para o Sul , entre tantas vale citar a Puglia e a Sicília.

Simultaneamente, aconteceu uma feira de cerca de 40 expositores onde os próprios produtores junto aos seus importadores – embora houvesse alguns ainda buscando representantes no país – apresentavam seus vinhos ao público formado por profissionais da área, que ávidos por conhecer se amontoavam nas diversas mesas montadas. Pudemos conhecer novos e interessantes vinhos, além de degustar alguns ícones deliciosamente rememorados .

Além dos vinhos , as taças e decantadores de cristal da alemã Riedel , enchiam nossos olhos aguçando os desejos, pois realmente fazem a diferença na hora da degustação .

Houve também a apresentação das mini-máquinas – Wine Emotion – apropriadas a venda de vinhos em taças para restaurantes e bares.

Outro ponto forte deste encontro é o buffet elaborado pelo chefe Emmanuel Bassoleil, sempre impecável, e que nos apresentou além dos queijos , patês e pães, diferentes panini italianos, as mini polentinhas assadas com molho ao funghi seco e azeite trufado, e as polpetinhas ao pomodoro e basílico .

No final do evento houve ainda uma premiação do Guia a seis melhores restaurantes italianos da capital.
Posteriormente destacarei alguns dos bons vinhos apresentados neste encontro.

Enoabraços e uma ótima semana a todos!