Notícias | 14/04/2018

Vila Mathias completa 129 anos neste sábado (14)

Da Redação
Isabela Carrari/PMS

Elaboramos um quiz para você testar os seus conhecimentos sobre o bairro

Um dos principais e mais antigos bairros de Santos, a Vila Mathias faz aniversário neste sábado (14). A data é celebrada desde 1972, mas o bairro foi fundado muito tempo antes, mais precisamente, há 129 anos. Por seu tamanho (1,428 milhão de metros quadrados) fica fácil encontrar de tudo por lá: desde sobrados preservados, estabelecimentos comerciais tradicionais e construções históricas, até novos empreendimentos, templos religiosos e universidades. Elaboramos um quiz para você testar os seus conhecimentos sobre o bairro.

Quem empresta o nome ao bairro?
1- Matias, apóstolo de Jesus, que substituiu Judas Iscariotes
2- Matias Barbosa, português que, em 1700, conseguiu a concessão de sesmaria às margens do rio Paraibuna, em Minas Gerais.
3- Mathias Casimiro Alberto da Costa, português radicado em Santos, que inaugurou o serviço de bondes na cidade.

 

Que ruínas o bairro abriga?
1- Ruínas do Quilombo do Pai Felipe, o rei batuqueiro
2- Ruínas do Abarebebê, uma das primeiras construídas no Brasil
3- Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, ponto de partida para a indústria açucareira no país

 

Que personalidade célebre morou no local?
1- Zezé Mota, uma das principais atrizes da Rede Globo
2- Zezé Leone, a primeira Miss Brasil
3- Zezé di Camargo, cantor que, com seu irmão, Luciano, compõe uma das principais duplas sertanejas 

 

Qual doutrina religiosa nasceu na Vila Mathias?
1- Umbanda, doutrina originada pela mistura de crenças e rituais de africanos e europeus que moravam na cidade no início do séc. XIX
2- Messiânica, doutrina que tem como mestre e fundador Meishu-Sama
3- Racionalismo Cristão, iniciada por Luís de Matos, em 1910

 

Quantas instituições de ensino superior existem no bairro?
1- Duas
2- Sete
3- Dez

 

Respostas

Respostas:
1-Mathias Casimiro Alberto da Costa, um português radicado em Santos, que possuía muitos terrenos, sendo que vários deles foram doados à Prefeitura para a abertura de ruas. Em 1887, quando o sistema de iluminação da região era mantido a base de gás, Mathias Costa integrou seu nome à história santista: inaugurou o serviço de bondes, puxados a burros, do Centro à Vila Mathias, no início da avenida Ana Costa, que, por sinal, era o nome da sua esposa.

2 - Bem diferente da Santos de hoje, a nossa cidade já considerada uma das mais revolucionárias e até abolicionistas do país. As ruínas do Quilombo do Pai Felipe - o rei batuqueiro - ainda estão lá para quem quiser ver. No local, onde hoje funciona a sede da CET, negros (libertos ou não) e brancos se encontravam para confraternizar, ouvir batuque e assistir às rodas de pernada (já que ainda não se falava em samba por aqui). 

3 - Maria José Leone, ou Zezé Leone, moradora da Avenida Senador Feijó com Rangel Pestana, foi a primeira moça a conquistar o concurso de Miss Brasil, em 1923. Recentemente, o jornalista e pesquisador Sérgio Willians lançou o romance "Sua Majestade, a Mais Bela", baseado na vida dela.

4 - A tradicional construção de tijolinhos na Avenida Ana Costa é o templo de uma doutrina que nasceu em Santos. Luís de Matos iniciou, em 1910, a codificação e a explanação de uma doutrina filosófica-espiritual e científico-cristã, que recebeu o nome de Racionalismo Cristão. Os princípios racionalistas legados por Matos se espalharam por todo o mundo e, em Santos, ainda funciona naquela interessante construção.

5- A Vila Mathias reúne boa parte dos centros acadêmicos de Santos. Dentre eles a Unip, Universidade São Judas Tadeu - Campus Unimonte, UniSantos, Unimes, Unifesp, Fundação Getúlio Vargas,  Senac. O bairro abriga ainda o Complexo Esportivo Arena Santos, que oferece aulas de diversas modalidades esportivas, e Centro Cultural Patrícia Galvão, que mantém cursos de artes.


Leia também