Geral

Santos tem primeiro curso de pós-graduação em Direito Homoafetivo e Gênero do país

18/04/2018

Primeiro no segmento à distância no país, o curso de pós-graduação em Direito Homoafetivo e de Gênero já é uma realidade em Santos. Ministrada pela Universidade Santa Cecília, a especialização é voltada para profissionais das áreas jurídicas, psicólogos, educadores, assistentes sociais, médicos, jornalistas e especialistas em sexualidade.

A previsão do início das aulas é em maio deste ano. E, entre os docentes, um time de peso: Maria Berenice Dias (RS), Rodrigo da Cunha Pereira (MG), Tereza Rodrigues Vieira (SP), Patrícia Sanchez (RJ), Viviane Girardi (SP), Paulo Roberto Iotti Vecchiatti (SP), Luciano Figueiredo (BA), Melissa Ourives Gouveia (BA), Marianna Chaves (Portugal), Fernanda Barreto (BA), Silvana do Monte Moreira (RJ), Wagner Gouveia (SP), Rodolfo Pamplona (BA), Rachel Macedo Rocha (SP) e Márcia Lawant Atik (SP) assumem a grade curricular.

 

As inscrições já estão abertas pelo site.

 

Visibilidade
Pesquisas indicam que, pelo menos, 10% da população seja formada por LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais. Novas demandas sociais e jurídicas têm surgido e o curso é uma possibilidade de aprofundamento em assuntos relacionados à diversidade sexual e os direitos sexuais, com a compreensão de que o Direito pode desempenhar um importante papel enquanto um espaço de luta e emancipação desses cidadãos. 

A temática LGBTI não se restringe à área jurídica e, por este motivo, a especialização é aberta a profissionais cujos trabalhos são voltados às questões ligadas à orientação sexual, identidade de gênero, educação, saúde e cidadania.