Notícias

Concerto homenageia Vivaldi

19/04/2018

Integrantes da classe de cordas do programa Fábrica Cultural se apresentam na segunda-feira (23). O concerto será em homenagem ao compositor italiano Antonio Vivaldi. A performance será às 19h30, no Espaço Cultural Maestro Gilberto Mendes (Avenida Rangel Pestana, 150, Vila Mathias). A entrada é franca. 

 

O concerto didático, que reúne obras do professor e compositor Leandro Pires, propondo novos arranjos às obras de Vivaldi, é uma extensão do conteúdo que os alunos estão aprendendo no Fábrica Cultural.

 

A programação terá, ainda, apresentações solo de Matteus Farias (da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos), Vinicius Mendes e Juan Sotomayor. A Camerata Jovem Santista, sob a regência do professor Rômulo Moreira, encerra a noite tocando dois concertos para violino do compositor italiano. 

 

O padre ruivo 


Antonio Lucio Vivaldi nasceu em Veneza, em 1678. Foi um grande compositor e músico do estilo barroco tardio oriundo da República de Veneza, a atual Itália. Era chamado de Prete Rosso (Padre Ruivo) por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. 

 

É conhecido do público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni (As Quatro Estações). Vivaldi morreu aos 63 anos, em Viena (Áustria).