Em Off

Pesquisa em Santos mostra empate entre Doria e Márcio na disputa pelo Governo do Estado

21/04/2018

O ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) e o governador Márcio França (PSB) estão tecnicamente empatados nas intenções de voto dos santistas para a eleição que vai definir o chefe do Poder Executivo estadual entre 2019 e 2022. Doria tem 20,8% das preferências, enquanto Márcio possui 20%. 

É o que revela pesquisa realizada na segunda (16) e na terça-feira (17) pelo instituto FLS Pesquisa e Marketing, a pedido do Jornal da Orla. O levantamento foi realizado junto a 500 pessoas, todas com domicílio eleitoral em Santos. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Em terceiro lugar, aparece o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), com 12,4%. Em quarto, está o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luis Marinho (PT), com 2,8%. Em seguida, o presidente do movimento Vem pra Rua, Rogério Chequer (Novo), com 1,2%, e o deputado estadual Carlos Gianazi (PSOL), com 0,4%. 

Do total de ouvidos, 30,2% responderam que pretendem votar em branco ou anular. Os indecisos somam 12,2%.

A pesquisa foi registrada no TRE-SP (09462/2018) e no TSE (07987/2018).

 

Para presidente, Alckmin lidera

Na disputa para presidente da República, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera na preferência dos santistas, com 22,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o deputado federal Jair Bonsonaro (PSC), com 13,6%. O ex-presidente Lula (PT) tem 8,8%. Em seguida, estão o senador Álvaro Dias (PV), com 6,2%; a ex-ministra Marina silva (Rede), com 5%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 4,2%; e o empresário João Amoêdo (Novo), com 1%. Em último lugar aparecem o proprietário das Lojas Riachuelo, Flávio Rocha (PRB), e o atual presidente, Michel Temer (MDB), cada um com 0,4%.

 

Os eleitores que pensam em votar em branco ou anular somam 29,4%. Os indecisos representam 8,4% dos pesquisados. 

 

Sem Lula
Em um cenário em que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, aparece no lugar do ex-presidente Lula como candidato do PT, Alckmin mantém a liderança, com os mesmos 22,6%. Bolsonaro permanece em segundo, com 13,4%. Marina Silva pula para a terceira posição, com 7,6%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes e Álvaro Dias, ambos com 5,8%. Fernando Haddad tem apenas 1% das intenções de voto. Amoedo e Temer têm 0,6% e Flávio Rocha, 0,2%.

O índice de eleitores que pretendem anular ou votar em branco aumenta para 31,6% e o número de indecisos vai para 10,8%

 

No Estado, Doria e Skaf aparecem na frente, mas têm alta rejeição


Já na pesquisa realizada pelo Datafolha em todo o estado, Doria (PSDB) lidera com 29%, seguido por Paulo Skaf (MDB), com 20%; Márcio França (PSB), com 8%; e Luiz Marinho, com 7%.

No entanto, chama a atenção no levantamento o alto índice de rejeição de Skaf (34%),  Doria (33%) e Luiz Marinho (27%). 

O levantamento mostra também que apenas 9% dos entrevistados sabem que Márcio França é o atual governador, o que indica um potencial de crescimento de sua candidatura. 

 

Rejeição de paulistanos a Doria aumenta
O Datafolha revela que a rejeição a Doria na capital paulista, onde exerceu o cargo de prefeito por 15 meses, saltou de 39% (registrado em novembro) para 47%. A maior reprovação encontra-se entre os cidadãos com curso superior (56%). 

O levantamento indica também que 77% acreditam que Doria fez pela cidade menos do que o esperado. A pesquisa mostra ainda que 66% dos entrevistados consideram que ele agiu mal ao renunciar ao cargo de prefeito para disputar outra eleição.