Notícias

Como evitar desperdícios na obra?

21/04/2018

Obra. Só de ler a palavra, já vem uma ligeira dor de cabeça. Isso porque, quem adora reformar os ambientes, sabe o transtorno que é transformar a casa em um verdadeiro canteiro. É um mal necessário, afinal, quando tudo acabar, seus ambientes estarão do jeito que você sonhou! Nesse processo, é importante, além do planejamento, evitar, ao máximo, o desperdício de materiais. 

Separamos algumas dicas, com a ajuda da empresa Tecnosil Br, empresa especialista em construções sustentáveis, que vão tornar a sua obra mais econômica e eficiente. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Projeto é essencial
Mesmo que seja uma pequena reforma, é importante que o engenheiro ou arquiteto faça um projeto, pois é nele que estarão listados todos os materiais, evitando surpresas com gastos inesperados.


Controle-se nas compras!
Por mais que você não seja especialista no assunto, é importante entender o processo da obra como um todo. Então, não compre todos os materiais de uma só vez. Isso evita gastar dinheiro com itens desnecessários e ajuda no controle do orçamento. Fique atento também à contratação de mão de obra especializada em transporte, entrega e montagem. Muitas peças são danificadas no meio do caminho e acabam virando entulho. 
 

Canteiro organizado
Um canteiro organizado ajuda no controle de desperdícios, evita a quebra de peças e a falta de controle do estoque. Além disso, a má armazenagem dos materiais também pode causar transtornos. Argamassas, por exemplo, não podem ter contato com umidade e nem ter a embalagem violada antes da aplicação. 

De olho no planejamento!
Por mais que a contratação de profissionais possa ser um item oneroso, são eles que vão garantir um cronograma justo. Portanto, contratar arquitetos ou engenheiros e bons fornecedores, vai evitar – e muito – o desperdício de materiais e, no final das contas, o orçamento acaba ficando mais em conta!