Notícias

Madeira no piso: sofisticação e aconchego

28/04/2018

É comum ter dúvidas na hora de escolher o piso de madeira, afinal, as opções, nomes, acabamentos são diversos e ainda há aqueles que imitam madeira, mas são outros materiais. Ela é responsável por oferecer tanto sofisticação como rusticidade ao ambiente. Separamos informações que podem te ajudar a escolher a madeira ideal para o piso e agregar estilo e aconchego ao seu lar.

Demolição
Os pisos de demolição em geral são partes de madeiras nobres sem prazo de validade. Há dois tipos de piso de demolição: o extraído de antigas construções e o que passa por um tratamento especial, que confere ao produto final uma aparência de piso antigo, porém, em uma madeira nova. Por serem peças raras, é preciso pesquisar muito antes de comprar! Verifique se as peças são do mesmo tipo de madeira e, se não forem, devem ter cores semelhantes.

Taco


Bastante comum nas décadas de 60 e 70, o piso de taco voltou com força! Instalados um a um, têm diferentes tamanhos e padrões e são colados sobre o contrapiso e finalizados com lixamento e aplicação de verniz. A instalação é um pouco demorada, mas eles são atemporais!

Assoalho
O assoalho de madeira ou piso maciço tem um custo maior se comparado outros, porém, é mais espesso e durável. Pode ser instalado sobre uma estrutura de madeira, pregado ou colado no contrapiso. Os cuidados são simples: para pisos envernizados, basta passar um pano úmido com sabão neutro. Já os sem verniz pedem limpeza com o pano úmido e, após secagem, levam uma camada de cera líquida incolor.

Parquet
O parquet é uma placa formada por pequenas peças em madeira maciça, instalada em padrões, diferentes que lembram muito os pisos instalados em residências antigas. Depois de colocado o piso é lixado e envernizado. A vantagem é que dura anos e, se riscar, é possível lixar e envernizar.