Notícias

STF virou a vanguarda do atraso

28/04/2018

O Brasil, conhecido como o país da impunidade, começou a mudar quando grandes empresários e políticos que saqueavam o país foram presos. Novos ares surgiram e cresceu, entre os cidadãos de bem, a esperança de que finalmente seria possível construir uma Nação justa e democrática.

As prisões, no entanto, provocaram pânico nos meios políticos e no centro da espera dos três poderes. Possíveis retrocessos foram barrados no Congresso diante da enorme pressão popular, mas no Judiciário, precisamente no STF, há sinais claros de que "a velha República" resiste.

Nomeado por Fernando Collor – muito enrascado na Lava-Jato -, o ministro Marco Aurélio Mello tem procurado de todas as formas acabar com a prisão a partir da condenação em segunda Instância. Ele é acompanhado por Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowsk. A prevalecer a tese desses ministros, bandidos de colarinho branco só serão presos na próxima encarnação. E o Brasil voltará a ser o país da impunidade.

Em meio à crise política que sacode o Brasil, caberia ao STF exercer o papel moderador e garantir segurança jurídica, estabelecendo princípios e valores essenciais a uma Nação civilizada. Mas a Suprema Corte, dividida, faz exatamente o contrário e ameaça incendiar o país. 

Iniciativas beneficiando bandidos de colarinho branco e políticos corruptos têm provocado a revolta de parcela significativa da população e, ainda, manifestações inquietantes por parte de integrantes das Forças Armadas.

Um STF desmoralizado será péssimo para o país. Infelizmente, declarações polêmicas de alguns ministros e decisões absurdas estão comprometendo de forma quase que irreversível a imagem da Suprema Corte. O colunista Hélio Schwartsman, do jornal Folha de S.Paulo, resumiu o que pensam muitos brasileiros: "Alguém deveria investigar a água servida no STF. Desconfio que ela possa estar contaminada por substâncias alucinógenas, tal a frequência com que ministros tomam decisões destrambelhadas".

Pois é! Até quando teremos de suportar isso?