Notícias

Cidade recebe importantes festivais de dança em maio

07/05/2018

Santos recebe dois importantes festivais de dança neste mês. Entre os dias 17 e 20, o destaque é a primeira etapa da seletiva paulista do Festival Internacional Passo de Arte. Já a 5ª edição do Festival Internacional de Dança – Fidifest ocorre entre o próximo dia 29 e o dia 3 de junho. Ambos terão programação no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

A programação do Passo de Arte São Paulo começa no dia 17, às 18h, com Variações de Repertório e Conjuntos de Repertório. Já no dia 18, também às 18h, ocorrem apresentações de Pas de Deux, Grand Pas de Deux, Conjuntos Clássicos e Solos, Duos e Trios Clássicos.

A agenda continua no dia 19, a partir das 15h, com Solos Livres, Conjuntos de Danças Populares, Conjuntos de Contemporâneo e Conjuntos de Jazz. No dia 20, também às 15h, as performances são de Duos e Trios Livres, Conjuntos de Estilo Livre, Conjuntos de Danças Urbanas e Conjuntos de Sapateado.

O evento terá ingressos à venda na bilheteria do Municipal, a partir das 13h do próximo dia 17. Custam R$ 40. Há meia-entrada para estudantes com carteirinha, crianças de 6 a 11 anos e pessoas com idade a partir de 60 (necessário documento). Crianças de até 5 anos não pagam.

Os participantes da competição receberão pulseira para acesso gratuito ao teatro, porém, a entrada estará vinculada à lotação. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.

As etapas regionais do Passo de Arte, que abrangem diferentes regiões do País, proporcionam aos participantes prêmios em dinheiro, troféus e indicações de solistas para o International Summer Course Brasil 2019, além de vagas para a 26ª Edição da Competição Internacional, que ocorre de 6 a 15 de julho na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Fidifest
Entre os dias 29 de maio e 3 de junho, o destaque é a quinta edição do Fidifest – Festival Internacional de Dança, que traz mostras competitivas ao Teatro Municipal Braz Cubas e workshops à Cadeia Velha de Santos (Praça dos Andradas s/nº, no Centro Histórico).

Em 2017, 62 grupos/escolas participaram da programação, reunindo 1.200 bailarinos, entre eles participantes da Argentina, Chile e de 18 cidades brasileiras. O público total foi estimado em 3 mil pessoas.

Assim como em anos anteriores, o Fidifest oferece espetáculo gratuito na abertura. O Núcleo de Pesquisa Marcearia das Ideias, dirigido pelo renomado bailarino Luiz Fernando Bongiovanni, apresenta Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas, com sessão no dia 29, às 20h, no Municipal. A retirada gratuita dos ingressos começa uma hora antes, na bilheteria do local. Já para quem quiser acompanhar as mostras competitivas do festival, o ingresso custará R$ 20.

As disputas ocorrem nas categorias balé clássico de repertório, balé clássico livre, jazz, contemporâneo, sapateado, estilo livre, danças populares (nacionais e internacionais), dança de salão e danças urbanas. As formas de competição são solo, duo, trio e conjunto.

Também serão realizadas as categorias que vão de baby (2 anos) até a terceira idade. As performances serão julgadas por representantes da nata da dança no Brasil e no mundo. Este ano, destaque para a participação de Misha Tchoupakov, russo radicado nos Estados Unidos, que integra o Corpo Docente da Escola de Dança da Universidade da Carolina do Norte e foi membro do Balé Bolshoi.

Atuarão a seu lado Cecília Kerche, primeira bailarina e diretora artística do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; J.C. Violla, jurado técnico do quadro Dança dos Famosos, da Globo; Edy Wilson De Rossi, diretor artístico da Anacã Cia. de Dança, e Marcio Rongetti, professor particular de balé de artistas como Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Fernanda Souza e da Cantora Wanderléa.

O Fidifest é dirigido por André Santos (com experiência na Broadway), Juliana Luiz e Vanessa Toledo, profissionais da Baixada Santista respeitados e reconhecidos nacionalmente, e realizado pela Associação de Dança do Litoral Paulista (Adalpa), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos. Mais informações sobre o evento no site.