Notícias

Mostra permite inclusão de pessoas com deficiências visuais

09/05/2018

A estudante Fernanda, de 12 anos, teve sábado o mesmo sentimento de todos aqueles que gostam de apreciar uma obra de arte: poder ‘enxergá-las’. Com uma má formação congênita na retina que afeta completamente sua visão, a jovem visitou a exposição “Por favor, toque” que permite, por meio do tato, uma interação entre a mostra e os visitantes. 


A mostra tem obras de autorretrato feitas em oficinas ministradas em 10 cidades diferentes. O coautor e coordenador da exposição, Hélio Schonmann, afirma que a exposição de alto relevo não busca apenas a inclusão das pessoas, mas também traz um conceito de integração.

“A minha ideia na mostra é abrir as portas e trabalhar com todo mundo. Não importa se a pessoa é um grande artista ou um simples colaborador, todos os participantes são importantes dentro do processo”.

 

De acordo com Schonmann, a exposição também traz o trabalho de pessoas que passavam por tratamentos psiquiátricos e integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí. 

Para o secretário-adjunto de Cultura Renato Paes, a mostra contribui com o desenvolvimento do tema na Cidade: “Nós tivemos a oportunidade de vivenciar situações bem legais como o caso da Fernanda. Além disso, nesta terça os integrantes do Centro Socioterapêutico Antônio Tavares (alunos com deficiência intelectual) estiveram visitando a mostra, integrando positivamente tanto os aspectos sociais como os culturais”.

A exposição “Por favor, toque” segue em cartaz até sábado (12), das 14 às 17h30. A Galeria Nilton Zanotti fica dentro do complexo cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Boqueirão, Praia Grande.