Coluna Dois

Santos vai a nocaute contra o Grêmio

12/05/2018

Dá pra manter o otimismo com o time depois de uma sapatada como a que o Peixe levou do Grêmio no domingo passado? Ou só resta catar os cacos e reconhecer que a terra da Vila Belmiro está arrasada?

O experiente jornalista Marcos Fonseca, torcedor apaixonado do Santos, apresentou uma análise muito interessante do momento do Peixe pós-goleada:

“Posso estar superestimando a direção, mas torço pelo seguinte. Diante da penúria do clube, foi feito um acordo com Jair Ventura. Ele levaria o time com o que tem até o meio do ano, quando o clube estaria saneado e seria possível trazer reforços. Enquanto isso, se os resultados fossem muito ruins, a direção seguraria a bronca da torcida e o técnico. Faz sentido?”

Os resultados são ruins. O baile levado do Grêmio deu um choque de realidade no torcedor do Santos. Os problemas estão claros. O time tem bons defensores e atacantes. Mas não tem bons jogadores para o meio campo. Assim, a defesa não fica bem protegida e o ataque não é bem municiado.

Em defesa do treinador, o fato de ter dado oportunidade para todos os jogadores de meio campo do elenco. Contra ele, o fato de não ter testado outros esquemas de jogo, como o 4-4-2 ou o 3-5-2. Jair teima em jogar com três atacantes mesmo não tendo nenhum que atue como referência na área. Em defesa da direção, as poucas contratações foram bem feitas: Dodô, Sasha, Gabigol.

A tese do jornalista Marcos Fonseca é interessante porque ao mesmo tempo em que reconhece a fase horrorosa da equipe, acena com um fio desencapado de esperança para o torcedor.

E depois de uma derrota acachapante como  a de domingo passado, um pouco de esperança sempre faz bem.

Fala-se num pacote de reforços para o meio campo no período da Copa: Ganso, Alan Patrick, Thiago Maia e o Zelarayan da interminável novela Peres – Tigres do México. Fala-se também no atacante Barcos. Esse, o torcedor olha com desconfiança.

Rugby
A Armada, equipe de rugby da Baixada Santista, agora faz parte dos esportes olímpicos do Santos Futebol Clube. Mas não começou bem a temporada. Joga pela quarta rodada do Campeonato Paulista em junho contra o Iguanas em São José do Rio Preto. Com uma vitória contra o União e duas derrotas para Lechuza, essa em casa, e para o FEA/USP, a Armada RC está na parte de baixo da tabela.

Hóquei
O Clube Internacional de Regatas tem muita  tradição no Hóquei. No masculino. A novidade é que desta vez foi a equipe feminina adulta que entrou para história, com o título inédito no Campeonato Paulista 2018.

As atletas Ana Vieira, Beatriz Ramos, Laura Rossi, Layse Prado, Luana Camargo, Sthefany Lancelotti, Victória Ciuti e Viviane Cepa e o técnico Adamar Nunes estão de parabéns.

A vitória se concretizou pela soma de pontos. O Sertãozinho Hóquei Clube ficou com a medalha de prata e a equipe OAK de Sertãozinho levou bronze. No Brasileiro de 2017, as meninas do Inter já tinham sido vice-campeãs.

O Clube Internacional também conquistou ouro do Paulista de Hóquei na categoria Sub 16 masculina. Os garotos do Sub 13 e 21 ficaram com a medalha de prata e o Adulto na 3ª colocação.