TV em Transe

O Clandestino

17/05/2018

Pois a nova novela das nove da Rede Globo estreou causando furor nas redes sociais. E não foi pela estreia em si, mas por conta de um erro de gravação que entra para a história da tevê.

 

Foi numa pescaria de barco que deveria envolver dois personagens. Eu disse deveria porque havia um clandestino na embarcação!

 

Beto Falcão (Emilio Dantas) e o garoto Ícaro (Thales Miranda) celebravam o resultado da pesca quando a câmera flagrou um cara deitadão no barco, de olhos fechados. Teriam fisgado o pobre coitado? 

 

O lugar onde se passa parte de “Segundo Sol” é fictício – a ilha de Boiporã – mas a figura no barco não era!

 

Notificada – Agora papo sério: nos bastidores, a Globo recebeu uma notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT) para que promova mudanças no elenco da novela. A alegação é de que há uma representação racial distante da realidade: um elenco predominantemente branco em uma história ambientada na Bahia, estado com o maior com o maior percentual de população negra do Brasil.

 

No total, o MPT fez mais 13 recomendações à Globo, que terá 45 dias para tomar providências (15 no caso específico da novela). Algumas delas: elaboração de um plano de ação que contemple medidas para garantir a inclusão, a igualdade de oportunidades e de remuneração da população negra nas relações de trabalho; realização de um censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero; levantamento da quantidade de artistas negros e negras que aparecem em telenovelas, séries, programas de entretenimento e outros produtos produzidos pela empresa, bem como o de jornalistas e comentaristas.

 

Em nota, a emissora limitou-se a destacar que “respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial”.

 

Extintor – Voltando à falha de gravação em “Segundo Sol”, fez lembrar outro episódio do tipo ocorrido na Record, em 2015. Na ocasião, algum desavisado esqueceu um extintor de incêndio no estúdio onde era gravado o folhetim bíblico “Os Dez Mandamentos”.