Destinos no Exterior

Moscou, a capital da Copa

19/05/2018

O imenso país, opositor dos americanos na Guerra Fria e vilão nos filmes de espionagem, será invadido por turistas de todo o planeta nos próximos dois meses para a Copa do Mundo 2018, que acontece de 14 de junho a 15 de julho. Onze cidades irão receber os jogos do Mundial da FIFA. Entre elas, a mais emblemática do país: Moscou, a capital.  Com 900 anos de história de grande importância para o país, é o centro político, econômico e científico da Rússia. É lá que se concentram os principais e mais conhecidos pontos turísticos:

 

Praça Vermelha – O local (acima) foi palco da Revolução Russa e dos desfiles militares durante a era soviética. Além de cartão postal da cidade, a praça abriga o Mausoléu de Lênin, Basílica de São Basílio e o Kremlin.

 

Kremlin – Residência oficial do presidente da Rússia e uma espécie de complexo de galerias, museus e até catedrais com peças que retratam a história da cidade e do país.

Mausoléu de Lênin – Guarda o corpo embalsamado de Lênin, criador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, desde 1924.

 

Catedral de Cristo Salvador – Também ortodoxa, é um ícone do renascimento russo e se destaca pelas cinco cúpulas douradas. Recontruída em 1994 de acordo com seu projeto original, oferece hoje uma excelente vista da cidade de Moscou a 40m de altura. 
 

Teatro do Ballet Bolshoi

Sede do maior e mais prestigiado corpo de ballet do mundo. Dizem que ver uma ópera ou uma apresentação do corpo de baile é ainda uma das coisas mais românticas a se fazer na cidade. Foto: Divulgação/Ballet Bolshoi

 

Galeria Tretyakov – Museu que exibe um grande acervo e ícones da arte russa, desde o século XI até o século XX.

 

Gorky Park ou Maxim Gorky – Criado em 1928 a partir da junção dos jardins do Hospital Golitsyn e do Palácio Neskuchny, com uma área total de 300 acres. Encontra-se à margem do Rio Moskva. Além de parques, feiras e áreas para caminhada, existe uma enorme roda gigante.

 

Complexo Pushkin de Belas Artes

É o maior museu de Moscou dedicado à arte européia. Dividido em seis prédios, seu acervo reúne mais de 500 mil obras de arte, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, artes decorativas, arqueologia, fotografia e numismática (moedas). 
 

Sete Irmas ou Stalin's Seven Sister's Skyscrapers – Um complexo de sete prédios que pode ser visto praticamente de qualquer parte da cidade. Foi construído a pedido de Stalin para a comemoração dos 80 anos do regime comunista. Atualmente, cada um deles possui uma ocupação diferente como hotel, universidade, residência e outros.

 

Ulitsa Arbat (Rua Arbat) – Uma das mais antigas e famosas ruas de Moscou. Originalmente ocupada por comerciantes orientais, hoje abriga uma grande comunidade artística e cafés bem frenquentados ao longo da rua.