Simplesmente Vinho

Alsácia, uma agradável surpresa!

19/05/2018

Enoleitores,

Estivemos passeando durante alguns dias por esta região francesa, situada às margens do Rio Reno e fronteira com a Alemanha. Realmente, uma agradável surpresa, apresentando paisagem linda, grandes áreas vitivinícolas plantadas e muito bem cuidadas. Pelas estradas e pequenas vilas pode-se visitar diferentes vinícolas familiares e estas ainda mantêm uma arquitetura tradicional à base de madeira, combinando muito bem com o estilo das casas, que nos encantaram por desfilar uma França diferente, lembrando um pouco a Alemanha. Com certeza, um passeio encantador, inclusive, as pessoas são muito simpáticas.

Pudemos degustar vinhos bem característicos da região e que combinavam muito bem com a gastronomia local, aliás, uma delícia, com seu queijos cremosos, como o munster.

As uvas mais conhecidas desta região são brancas, a riesling, pinot gris e gewürztraminer, que dão vinhos muito interessantes;  já o tinto é o pinot noir, também empregado para a produção dos rosés.

A Alsace produz excelentes vinhos espumantes, elaborados como as tradicionais champanhes, os conhecidos Cremant d’ Alsace, e combinam muito bem com o foie gras, prato típico local. Outro prato bem conhecido, as salsichas com chucrute e batatas vão muito bem com os riesling, enquanto os aspargos, tão característicos da região, principalmente os brancos, bem grossos, pedem o pinot gris. Já o gewürztraminer casa muito bem com pratos à base de produtos lácteos e adocicados, como torta de cebola, quiche de alho poró, frango ao curry, o famoso pato com laranja. Mas uma boa combinação é o foie gras alsaciano.

Dentre os principais produtores regionais que encontramos aqui no Brasil, vale arriscar e conhecer: o Domaine Paul Blanck, ja tomei seus riesling e realmente muito bons; o Wolberger, com seu riesling Grand Cru especial; o Dopff au Moulin e o vendimia tardia, um orgânico fabuloso; o Gustav Lorentz nos brinda com um riesling Grand Cru especial; o Domaine Schlumberger apresenta um excelente Grand Cru, o “Kessler” de pinot gris; já o gewürztraminer pode ser o Dopff & Fils. Muitos vinhos de excelente qualidade que conhecemos na região não costumam chegar ao Brasil por serem vinhos que não são muito divulgados em nosso país.

Com a leitura acima espero que vocês tenham se animado a ousar testando essas e outras boas combinações com uvas interessantes e que vale muito conhecer. 

Enoabraços e uma ótima semana a todos!