Notícias

Comer por fome, gula ou distúrbio emocional?

19/05/2018

Comer por fome, por gula ou para compensar um estado emocional faz toda a diferença na balança. A relação entre a fome verdadeira e a simples vontade de comer é um dos fatores que levam à obesidade, doença que já atinge metade da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. 

Buscar na comida a fonte de prazer para compensar a ansiedade, o estresse, a depressão e as frustrações diárias leva a pessoa a ingerir uma quantidade de alimentos bem maior do que organismo precisa para viver. E isso vira um círculo vicioso de culpa e baixa autoestima que pode fazer com que coma ainda mais.

"O indivíduo busca no alimento a sensação de bem-estar que está faltando", explica a nutricionista Jocelem Salgado. As mulheres são as mais prejudicadas com esse comportamento, pois, por serem mais emotivas, é mais comum que descontem na comida suas angústias e alegrias. 
 

Fome de verdade – Neste caso, o que pesa é a necessidade fisiológica do organismo de obter nutrientes. "Quando a nossa taxa de açúcar no sangue fica baixa, no período entre as refeições, o cérebro entende que o combustível para manutenção das funções vitais está acabando e então envia sinais ao corpo. É quando sentimos o estômago 'reclamando'", diz Priscila Rosa, da Equilibrium Consultoria. Essas "queixas" são bem conhecidas: estômago roncando, dor de cabeça e outros sintomas que só desaparecem depois de feita a refeição.
 

Quebrando o círculo vicioso

Para identificar e ter controle dos gatilhos emocionais que geram o comer abusivo o tratamento correto envolve uma equipe multidisciplinar que inclui médico, nutricionista e terapeuta, além, claro, de atividade física regular. É importante descartar outros fatores que podem levar à vontade de comer algo, como deficiência nutricional, problemas metabólicos ou hormonais. O ideal é manter uma alimentação balanceada e comer de forma fracionada ao longo do dia, a cada três horas. 

Jocelem Salgado dá ainda uma dica para quem está na luta para combater o desejo por comida: "A vontade de comer pode ser aliviada com o consumo de alimentos ricos em fibras, como aveia, mamão, soja e cereais integrais (arroz, granolas e castanhas). Uma das propriedades das fibras é a sensação de saciedade, a qual reduz o apetite".