Notícias

Fumo triplica risco de câncer de bexiga

19/05/2018

O tabagismo aumenta em três vezes a chance de desenvolver um câncer de bexiga, um dos tumores que mais acometem os brasileiros. “Após inaladas, as substâncias químicas presentes no cigarro entram na corrente sanguínea e são filtradas pelos rins. Quando a urina chega à bexiga, alguns componentes químicos ainda estão presentes, contribuindo para danificar as células da região”, explica o oncologista André Fay. 

Os principais sinais de alerta são sangue e espuma na urina, dor ao urinar e episódios frequentes de infecção urinária. "Os sintomas do câncer de bexiga podem ser confundidos com outras enfermidades menos graves, por isso todos os sinais devem ser investigados por um especialista", orienta.

De acordo com André Fay, a maior parte dos pacientes é diagnosticada quando a doença já está localmente avançada, o que traz diversas limitações ao tratamento. “Em tumores de bexiga, a média de idade para o diagnóstico é de 70 anos, faixa etária em que o tratamento tradicional com quimioterapia por vezes não é considerado mais uma opção segura, seja pela idade avançada ou outras condições clínicas associadas", explica. Nesses casos, o tratamento com imunoterápicos são uma alternativa promissora.